Anais do 2º Encontro de Novos Pesquisadores - UFBA, 2010


Entre os dias 12 e 15 de abril de 2010, pesquisadores ligados a diversos cursos e programas de pós-graduação em História do Estado da Bahia se reuniram para a realização do 2º Encontro de Novos Pesquisadores em História. Como na sua primeira edição, o objetivo fundamental do evento foi o de promover um espaço para divulgação de pesquisas realizadas por estudantes e, desta maneira, contribuir para o aperfeiçoamento da produção da disciplina no Estado através do intercâmbio entre os seus participantes.
A seguir, os leitores terão acesso a uma parte das comunicações apresentadas naqueles dias de abril, agora sob a forma de artigos. Os 21 trabalhos presentes nestes Anais Eletrônicos do 2° Encontro de Novos Pesquisadores em História dão uma boa mostra da diversidade e da qualidade das pesquisas postas em andamento por essa nova geração de pesquisadores. Para além da amplitude dos arcos temáticos e contextuais que definem o quadro geral de seus estudos, o presente volume também é testemunha das perguntas e dos anseios que guiam suas pesquisas e reflexões.
Por fim, agradecemos o auxílio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), de fundamental importância para a realização do evento. Também manifestamos nossa gratidão à coordenação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia, pelo apoio próximo e constante à nossa empreitada.
Boa leitura!