Bahia aprova lei inédita que institui carreira de professor indígena

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou a Lei nº 18.629/2010, inédita no país, que institui a carreira de professor indígena no quadro do magistério público estadual. A proposta, encaminhada pelo Governo da Bahia, foi construída coletivamente pela Secretaria da Educação (SEC) e os movimentos indígenas. São 14 etnias indígenas, distribuídas em todo o estado.
O projeto de lei, aprovado no dia 22 deste mês, prevê a construção de uma educação diferenciada, específica e com qualidade, resultante do exercício partilhado com os índios. A linguagem, o método e a formatação de ensino, direcionados especificamente para os índios, passam a ser peças fundamentais no entendimento e preservação da cultura indígena.
"A aprovação desta lei responde a antiga reivindicação do movimento indígena e tem como fundamento garantir uma educação específica intercultural e de qualidade, respeitando a cultura e os costumes dos povos indígenas", afirma o secretário da Educação, Osvaldo Barreto. Com a lei, os professores terão a liberdade de ensinar, pesquisar e divulgar o saber, considerando a educação diferenciada e adequada às peculiaridades das diferentes etnias.

Garantia trabalhista – A Bahia possui 397 professores indígenas atuando nas 62 escolas instaladas nas aldeias – oito estaduais e 54 municipais. No total, estão matriculados 7.122 estudantes de 116 comunidades, atendendo às 14 etnias.
"Além da garantia trabalhista dos professores como cidadãos baianos e brasileiros, a regulamentação da sua vida funcional significa a continuidade de uma gestão autônoma na implementação do novo marco legal da educação intercultural indígena na contemporaneidade", comemora a professora de História, Rosilene Araújo, índia tuxá, coordenadora de Educação Indígena da SEC.
A regulamentação do projeto de lei é comemorada pelas lideranças indígenas. "Queremos uma educação em que o índio pode ser doutor sem deixar de ser índio", enfatiza o cacique Lázaro Kiriri, da aldeia Mirandela, no município de Banzaê.