XXVIII Congresso ALAS “Fronteiras Abertas da América Latina” Recife – 06 a 10 setembro de 2011

A Associação Latino-americana de Sociologia (ALAS) foi a primeira associação de sociologia de caráter regional no mundo. Fundada em 1950, em Zurique, por um grupo de sociólogos latino-americanos reunidos por ocasião do Primeiro Congresso de Sociologia organizado pela Association Internacional de Sociologie – que mais tarde adotaria o nome de Internacional Sociological Association (ISA). Seus membros fundadores foram Alfredo Poviña e Tecera del Franco (Argentina), José Arthur Rios (Brasil), Rafael Bernal Jiménez (Colômbia), Astolfo Tapia Moore e Marcos Goycoolea Cortés (Chile), Luis Bossano e Angel Modesto Paredes (Equador), Roberto MacLean Estenós (Perú) e Rafael Caldera (Venezuela).
Em 1951, a ALAS realizou, em Buenos Aires, seu primeiro congresso, que contou com a colaboração de sociólogos de toda a região. A partir de então, passou a realizar, a cada dois anos, um congresso regional e promoveu com relativo êxito a criação de sociedades nacionais de sociologia. No decorrer desses anos, a associação manteve uma intensa atividade organizativa e conseguiu, desta forma, enraizar-se na região de maneira bastante significativa. Com isso, além de afiliar-se às sociedades já existentes, como a Academia Argentina de Sociologia, a Sociedade Brasileira de Sociologia e a Sociedade Mexicana de Sociologia, em poucos anos, a ALAS passou a incluir também o Instituto Peruano de Sociologia, o Instituto Colombiano de Sociologia, a Sociedade Boliviana de Sociologia, a Sociedade Venezuelana de Sociologia, a Associação Uruguaia de Ciências Sociais, a Sociedade Chilena de Sociologia, a Sociedade Equatoriana de Sociologia, e a Sociedade Peruana de Sociologia.
A história da ALAS confunde-se com a própria história da Sociologia na América Latina, e seu desenvolvimento acompanha todo o processo de institucionalização da disciplina na região. Desde a sua criação, a ALAS tem cumprido importante papel no fomento à colaboração entre sociólogos latino-americanos, propiciando, o intercâmbio crescente entre associações nacionais de sociologia, institutos de pesquisa e universidades. A natureza flexível de sua institucionalidade, o caráter itinerante da estrutura organizativa de seus Congressos e encontros regionais, além do caráter dinâmico do processo de escolha de seus representantes/coordenadores, distinguem fortemente a ALAS de outras entidades internacionais de estudos latino-americanos. Devido ao enraizamento da associação nas realidades nacionais dos países que a compõem, os encontros da ALAS consistem em oportunidades valiosas para que o conhecimento produzido localmente seja debatido à luz de uma reflexão mais ampla acerca da América Latina. É a partir da natureza descentralizada da estrutura organizacional dos Congressos da ALAS que se pode compreender a importância e a relevância da realização dos Fóruns regionais preparatórios. Ao contrário do que acontece em outros grandes encontros acadêmicos, onde o formato e o conteúdo dos eventos são definidos independentemente das articulações engendradas no nível subnacional, o Congresso da ALAS é vivenciado desde os fóruns regionais (Pré-ALAS) a partir dos eixos temáticos que norteiam a organização de cada Congresso.
O XXVIII Congresso da ALAS 2011, Fronteiras abertas da América Latina, ocorrerá em Recife, no campus da Universidade Federal de Pernambuco entre os dias 11 e 16 de setembro de 2011.