LIVROS SOBRE A DITADURA MILITAR PARA BAIXAR


No dia 01 de abril de 1964, o Brasil amanheceu submetido ao golpe militar que, por duas décadas, lançou o país num longo período de exceção. Um regime de privação de direitos, perseguições, tortura, mortes e desaparecimentos, ações que ainda não são conhecidas em sua totalidade pela sociedade brasileira.  Uma ditadura que, ainda hoje, apresenta desafios - entre os quais a instalação de uma Comissão da verdade.
Ainda que doloroso, relembrar é necessário para que, com lições da história, novos golpes não sejam orquestrados. Para avivar a memória destes anos de chumbo, a FPA preparou um especial com sua produção sobre o assunto.

Em 2004, aos 40 anos do golpe militar, a FPA produziu a página "1964-2004: Golpe Nunca Mais!". Com introdução de Jacob Gorender, o especial tem fotos, bibliografia, filmografia, documentos e textos.
A página traz ainda depoimentos de Apolo Heringer Lisboa, Apolonio de Carvalho, Armando Lopes, Clara Charf, Elizabeth Teixeira, Fernando Brant, Florestan Fernandes, Fúlvio Abramo, Gilney Amorin Viana, Goffredo Telles Júnior, Herbert de Souza, Betinho, Hélio Bicudo, Isaac Akcelrud, Jacob Gorender, Jarbas Juarez, José Gomes da Silva, João Batista Mares Guia, Lauro Morhy, Lincoln Ramos Viana, Madre Cristina, Maria Augusta Capistrano, Paulo Freire, Vladimir Palmeira, Waldir Pires.
Conheça o especial clicando aqui
LIVROS
Nos anos recentes, a Editora Fundação Perseu Abramo publicou livros diversos sobre o período da ditadura militar, seja na forma de coletâneas de artigos, seleções de poemas, e registros históricos. Conheça algumas dessas publicações:



ACESSE A FONTE: http://www.fpabramo.org.br/blog/especial-1964-golpe-nunca-mais#.Tsgct1-NSJO.facebook

BIBLIOTECA DIGITAL: Versões e Ficções - O Seqüestro da História, vários autores
Reunião de textos sobre a resistência à ditadura militar no Brasil dos anos 60 e 70. É a versão de quem viveu e acopanhou um momento dramático da história brasileira, em que o governo militar cerceou liberdades civis e perseguiu violentamente seus opositores. Baixe o livro gratuitamente na Biblioteca Digital do Portal FPA
Edição impressa esgotada



Pela Democracia, Contra o Arbítrio: A oposição democrática, do golpe de 1964 à campanha das Diretas Já, de Zilah Abramo e Flamarion Maués (orgs.)





Versos Adversos: Antologia, de Pedro Casaldáliga






Dos Filhos Deste Solo: Mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura militar: a responsabilidade do Estado, de Nilmário Miranda e Carlos Tibúrcio, co-editação Editora Fundação Perseu Abramo (EFPA) e Boitempo Editorial





Poemas do povo da noite, de Pedro Tierra, co-edição Editora Fundação Perseu Abramo (EFPA) e Publisher Brasil






Fome de Liberdade: A luta dos presos políticos pela Anistia, de Gilney Viana e Perly Cipriano, co-edição Editora Fundação Perseu Abramo (EFPA) e Edufes 





Rebeldes e contestadores: 1968: Brasil, França e Alemanha, de Marco Aurélio Garcia e Maria Alice vieira (orgs.)





Massacre na Lapa - Como o Exército liquidou o Comitê Central do PCdoB – São Paulo, de Pedro Estevam da Rocha Pomar






A Luta Armada contra a Ditadura Militar -  A esquerda brasileira e a influência da revolução cubana, de Jean Rodrigues Sales






A imagem e o gesto - fotobiografia de Carlos Marighella, de  Vladimir Sacchetta, Marcia Camargos e Gilberto Maringoni





Do Teatro Militante à Música Engajada - A experiência do CPC da UNE (1958-1964), de Miliandre Garcia de Souza






Revista PERSEU nº 3 História Memória e Política
O vol. 3 da revista traz  o dossiê “Anistia e Diretas – Ditadura e Democracia”.






SAIBA MAIS

- Comissão da Verdade: Construir uma democracia sólida e duradoura. Entrevista com Nilmário Miranda