Projeto HAM - História e Análise Midiática


O objetivo principal do site é divulgar e difundir o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo projeto HISTÓRIA E ANÁLISE MIDIÁTICA – HAM, Observatório do Mundo Contemporâneo (OMC) e pela Revista HISTÓRIA E LUTA DE CLASSES.
As pesquisas vêm sendo desenvolvidas no sentido de criar mecanismos de análise crítica sobre a realidade atual, contemporânea, do nosso Tempo Presente.
O uso da mídia como recurso didático, seja como fonte, seja como objeto, é quase uma imposição a todos que analisam a realidade atual. No entanto, não podemos nem queremos deixar a mídia falar sozinha. Queremos analisá-la. E criar instrumentos metodológicos de análise crítica da mídia.
As relações entre capital e trabalho perpassam todas as nossas reflexões. Pensar a dominação e pensar os dominados. Pensar as relações sociais que ai estão presentes. Entender as dinâmicas de luta que as classes constroem. De alguma forma essas questões aparecem em nosso trabalho.
Queremos que todo o material aqui divulgado possa ser copiado, divulgado, ampliado. É justamente esse o sentido. Agradeceremos se recebermos contatos, idéias, sugestões. Agradeceremos ainda mais se nos contarem de outros projetos parecidos, e se pudermos inclusive divulga-los por aqui.
Essa é uma iniciativa que se soma a tantas outras no sentido de ampliar a reflexão acadêmica que se volta para o ensino fundamental e médio mas que está diretamente preocupada com a intervenção social de todos os envolvidos no processo de produção de conhecimento.
ACESSE: http://site.projetoham.com.br/