Exposição Fotográfica Bença - Por: João Milet Meirelles

De 27 de janeiro até março, acontece a exposição “Bença”, do fotógrafo João Milet Meirelles, no Teatro Vila Velha. Trata-se do ensaio fotográfico feito a partir da peça teatral que comemora os 20 anos do Bando de Teatro Olodum. As fotos transbordaram o conceito de registro e se transformaram num terceiro trabalho onde uma homenagem ao tempo e o respeito aos mais velhos foram traduzidas em imagens fotográficas. No ensaio, além das relações imagéticas com a peça, há também uma homenagem aos mestres e à tradição: os antepassados fotógrafos e criadores de imagens da Bahia, como Verger, Carybé e outros.
Esta exposição vem consolidar a pesquisa do fotógrafo em seus ensaios com as artes cênicas: suas fotos são parte da construção imagética do espetáculo, o que amplia o conceito de registro para um trabalho compartilhado e propositivo e também amplia as relações de criação que envolve seus projetos.
É também com interesse nas relações temporais dos ofícios cênicos que o trabalho do artista se relaciona com a peça “Bença” de forma profunda – uma homenagem ao tempo. “Nada como uma técnica que se caracteriza por eternizar instantes para tal homenagem”, diz o fotógrafo.
ACESSE: http://www.teatrovilavelha.com.br/noticias-gerais/222-joao-meirelles