Acervo reúne documentação utilizada na elaboração do I PNRA

Disponível integralmente na Internet, o material reúne mais de 600 documentos utilizados como base para o I Plano Nacional da Reforma Agrária
Em 1985, o cenário pós-ditadura era de redefinição das forças políticas e novos rumos no desenvolvimento rural, com a redemocratização da sociedade e a criação do Ministério da Reforma e do Desenvolvimento Agrário (MIRAD). Nesse contexto, surgiu a proposta de elaboração do I Plano Nacional de Reforma Agrária, um documento que inovou ao contar com a participação social e resgatou a esperança por melhores condições de vida no campo. “A redemocratização do país trouxe uma forte demanda de participação política na elaboração de planos, propostas e demais ações governamentais. 1985 é fruto de um longo processo de lutas pela democracia”, explica o sociólogo Abdias Villar.
Para elaborar o Plano, foram recolhidas contribuições de todos os segmentos da sociedade, através de uma metodologia que envolveu reuniões, assembléias, exposições e seminários. O acervo com essas contribuições, anteriormente preservado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi resgatado, catalogado, digitalizado e agora está disponível na Internet para consulta.

O acervo de contribuições do I Plano Nacional de Reforma Agrária pode ser consultado no site: http://www.ufpe.br/1pnra/

Para maiores infomações acesse:
http://www.nead.org.br/portal/nead/noticias/item?item_id=6018750