Pedro e os Lobos – Os Anos de Chumbo na trajetória de um guerrilheiro urbano

Está chegando às livrarias de todo o país o livro Pedro e os Lobos – Os Anos de Chumbo na trajetória de um guerrilheiro urbano. Em suas 640 páginas, o jornalista João Roberto Laque narra a vida de Pedro Lobo de Oliveira ao mesmo tempo em que discorre sobre as ações armadas, as prisões, as torturas e as nuances políticas que marcaram o regime militar instalado no Brasil a partir de 1964.
A história do Pedro impressiona. De bóia fria ele passou a servente de pedreiro e metalúrgico até ingressar na Força Pública, hoje Polícia Militar. Expulso da corporação por força do AI-5 em 68, o então sargento Lobo foi um dos fundadores da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) e se tornou um dos mais ativos guerrilheiros urbanos da época.
Preso no início de 69, Pedro é torturado e banido do país durante o sequestro do embaixador alemão. Depois de passar por Argélia, Cuba, Chile e Argentina, o personagem central de Pedro e os Lobos se instala na Alemanha Oriental. Com a anistia, ele volta ao Brasil onde é reintegrado aos quadros da Polícia Militar. Hoje um pacato capitão PM aposentado, Pedro vive em São José dos Campos, em São Paulo.
João Roberto passou os últimos sete anos mergulhado no projeto desta obra que foi lançada em dezembro de 2009 no prédio do antigo Dops de São Paulo, que hoje abriga o Memorial da Resistência da Pinacoteca do Estado. Ele explica os objetivos dessa obra que ultrapassa os limites de uma biografia tradicional.
“Através da trajetória de vida do Pedro, procurei traçar, numa linguagem simples, o perfil dos conflitos políticos e sociais que marcaram o governo Jânio/Jango e as agruras da ditadura implantada pelos militares”.
As 157 primeiras páginas da obra estão disponíveis neste endereço do Google Livros.
A compra on-line do livro pode ser feita pela internet no site:  www.pedroeoslobos.com