LABHOI - LABORATÓRIO DE HISTÓRIA ORAL E IMAGEM - UFF

Conjunto arquitetônico

Coleção Aloysio Clemente Breves

Nas pesquisas de campo, antes e no decorrer do projeto, em meio a Jongos, Calangos e Folias, retornava-se freqüentemente ao século XIX. Do litoral Sul Fluminense, ao antigo Vale do Paraíba, histórias se reconstruíram, rememorando os últimos desembarques de africanos no Rio de Janeiro, os "causos" do Tempo do Cativeiro, e as memórias das vidas construídas com as doações de terras e o fim da escravidão. Em todas essas histórias, que na maioria das vezes são lembranças próprias de família, revisitava-se constantemente um tempo: "o tempo dos Breves".


A coleção de imagens do quebra-quebra das barcas, retrata a revolta popular ocorrida na cidade de Niterói em 1959, numa série de 37 fotografias existentes no Arquivo Nacional. As fotos são do acervo do jornal Correio da Manhã, um dos principais órgãos de imprensa de sua época, conhecido pela sua produção fotojornalística.




O universo da imaginária urbana é diversificado. Aqui encontra-se uma coleção de imagens de esculturas públicas do Rio de Janeiro e São Paulo, incluindo-se uma série de fotografias atuais e outra de fotografias antigas e de cartões-postais. Essa coleção está em construção.


Foto-ícones

Imagens que marcaram acontecimentos e sintetizam a modo como a sociedade se vê e os valores que deseja transmitir em um época vêm acompanhadas de comentários, do lugar de onde elas foram tiradas e onde elas estão citadas.




As fotografias desta coleção fazem parte do acervo familiar de uma família de imigrantes libaneses que chegaram ao Brasil no início do século XX. Esta coleção é formada por 513 fotos, com algumas repetidas, que não foram computadas. Deste conjunto, 225 fotos são de profissionais e 288 de amadores, geralmente o marido de D. Mariana que, além de fotografar, também revelava. Do conjunto de fotos amadoras, 154 foram tiradas e reveladas por ele; o restante, infelizmente, não se pôde reconhecer o autor.
Foram consideradas fotos feitas por profissionais àqueles que possuíam identificação do laboratório ou do fotógrafo, as que acompanharam um padrão de revelação profissional dado, principalmente, pela opção de foto tipo postal ou das fotos 3 x 4 e, por fim, as fotos dos anos 50 que, quando não possuíam a identificação do fotógrafo, foram indicadas pela dona da coleção como sendo feitas por profissionais. Das 513 fotos, foram organizadas duas séries: série A, com 472 fotos, e a série B, com 41 fotos com encarte.



Esta coleção é formada pelas fotografias recolhidas junto aos fotógrafos entrevistados, no âmbito dos projetos sobre memória do fotojornalismo, acrescida de outras representativas da atividade fotojornalística no país durante o século XX.
O objetivo das imagens é o de acompanhar as entrevistas, permitindo a visualização das experiências relatadas pelos fotógrafos.


Memórias do Cativeiro: Imagens

A coleção Memórias do Cativeiro: Imagens compõe-se de três séries de fotografias relacionadas ao Projeto Memórias do Cativeiro. As duas primeiras séries são compostas por fotos dos entrevistados [série 1] e de fotos de fotos de família [série 2] produzidas para a tese de doutoramento em História de Ana Maria Lugão Rios - My Mother was a Slave, not me! Black Pesantry and Local Politics in Southeast Brazil, c. 1870, c. 1940, University of Minnesota, 2001[fotos da pesquisadora];
A terceira série é composta por fotos da Comunidade Negra Rural de São José da Serra [série 3], em Valença, no Rio de Janeiro, cujo relatório de Identificação como remanescente de quilombo para efeitos de aplicação do artigo 68 do Ato as Disposições Constitucionais Transitórias de 1988 foi redigido por Hebe Maria Mattos e Lídia Meirelles, em 1999. As entrevistas de Dona Zeferina e Seu Manoel Seabra, líderes da comunidade, fazem parte do acervo oral Memórias do Cativeiro [fotos Lídia Meirelles e Isabel Castro].

ACESSE O ACERVO COMPLETO: http://www.historia.uff.br/labhoi/image