HISTÓRIA
A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, no Estado da
Bahia, instituiu-se no ano de 1910, a partir da instalação da primeira Escola
de Aprendizes Artífices, na cidade de Salvador, oferecendo cursos nas oficinas
de alfaiataria, encadernação, ferraria, sapataria e marcenaria. A Escola
funcionou provisoriamente no Centro Operário da Bahia, no Pelourinho.
Posteriormente, passou para o Largo dos Aflitos e, após dezesseis anos, em
1926, teve a sua sede inaugurada no Barbalho, passando a contar também com
oficinas nas áreas de artes gráficas e decorativas.
No decorrer dos anos, a Escola passou por algumas modificações,
recebendo inclusive outras denominações, como: Liceu Industrial de Salvador em
1937; Escola Técnica de Salvador (ETS) em 1942; Escola Técnica Federal da Bahia
(ETFBA) em 1965 e Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET-BA) a
partir de 1993 - resultado da fusão entre o CENTEC (Centro de Educação
Tecnológica da Bahia) e a ETFBA. Finalmente, em 2008, recebeu o nome de
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA),
criado pela Lei nº 11.892/2008, é resultado das mudanças promovidas no antigo
Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA). Com tradição
centenária no ensino técnico-profissional e há mais de uma década no ensino
superior, o Instituto atua em sintonia com as demandas profissionais do mercado
de trabalho.
O IFBA é uma instituição comparada às universidades, mas possui uma
estrutura diversa e muito mais ampla. Opera desde a formação básica, passando
por cursos de nível médio, até a graduação e pós-graduação. Hoje, dispõe de
graduações, como os cursos superiores de Administração, Engenharia Industrial
Elétrica, Engenharia Industrial Mecânica, Engenharia Química, Radiologia,
Análise e desenvolvimento de sistemas e Polimerização, e de pós-graduação,
como doutorado e mestrado em Engenharia Mecânica. Com desenvolvimento de
pesquisa aplicada, também contribui para a cultura empreendedora e tecnológica
do estado.
Com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, o objetivo é
que, até o final de 2011, o IFBA, além dos 9 campi já existentes - Salvador,
Camaçari / Núcleo Avançado em Dias D´Ávila, Santo Amaro, Simões Filho, Valença,
Vitória da Conquista / Núcleo Avançado em Brumado, Eunápolis, Barreiras e Porto
Seguro, sejam implantados os de Feira de Santana, Jequié, Ilhéus, Jacobina,
Irecê, Paulo Afonso, Seabra e Jacobina totalizando 17 campi.
A partir deste ano, será
promovido um ciclo de eventos voltados para a reflexão sobre a formação da
mão-de-obra brasileira. Novas escolas estão em construção em todas as regiões
do país. As metas para 2011 são:
• Aumento de 10 para 17 Campus na BAHIA;
• Oferta de cursos Superiores em todos os campus: Licenciatura em
Ciências Naturais - 20% e Engenharia e Tecnológicos - 30%;
• Investir em Educação à Distância (EAD), Capacitação, Tele-salas,
Telecentros, Rede Remessa (dados).
• Ampliar a oferta através da modalidade de Formação Inicial e
Continuada – FIC.
MISSÃO DO IFBA
“Promover a formação do cidadão histórico-crítico, oferecendo ensino,
pesquisa e extensão com qualidade socialmente referenciada, objetivando o
desenvolvimento sustentável do país”.
MISSÃO DA DIREC
Promover a Educação
Profissional e Transferência Tecnológica para inserção dos egressos IFBA no mundo
do trabalho contribuindo, assim, para o crescimento industrial do Estado.
A FEIRA
A 1ª Feira de Integração e Oportunidades- FINOP é uma iniciativa do
Instituto Federal da Bahia (IFBA), através da sua Diretoria de Relações
Empresariais e Comunitárias / Campus Salvador (DIREC). Este evento tem sua
origem na necessidade da construção de um espaço de interação entre os atores
envolvidos no cenário do mercado de trabalho, com o objetivo de contribuir para
o aumento da probabilidade de obtenção de emprego e estágio e da participação
do cidadão em processos de geração de oportunidades de trabalho e de renda.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Este evento tem como objetivo promover uma maior aproximação entre a
instituição educacional e a empresa, visando reunir no mesmo espaço quem
procura e quem oferece oportunidades de emprego, estágio e qualificação
profissional. É uma excelente oportunidade para a empresa expor seus produtos e
inteirar-se das demandas do mercado baiano.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Possibilitar o encontro de empresas e candidatos, em um espaço
destinado ao tema integração e oportunidades;
• Promover o intercâmbio de informações e criar oportunidades de
empregabilidade para estagiários, trainnees, profissionais que desejam ingresso
ou recolocação no mercado de trabalho;
• Oferecer aos visitantes a oportunidade de participação em palestras,
mini-cursos e oficinas, contribuindo para o desenvolvimento das competências
individuais;
• Promover a discussão de temas referentes a trabalho, emprego,
cidadania, ética, educação, política e organização social, envolvendo pessoas e
organizações que fazem parte do cenário do mercado do trabalho estadual e ou
nacional.
PÚBLICO ALVO
• Expositores e parceiros: organizações que atuam na área de formação,
qualificação e desenvolvimento profissional, recrutamento e seleção, que
pretendam consolidar a imagem da marca, de produtos/serviços ou recrutar
profissionais qualificados para seus quadros, em um espaço de grande interação
com o público;
• Visitantes: Público interno e externo formado por candidatos às vagas
de emprego, estágio ou programas de trainee, menor aprendiz, estudantes nível
técnico e superior , profissionais de diversas áreas e demais interessados nos
temas referentes a emprego, formação e qualificação profissional, empregabilidade
e mercado de trabalho;
• Servidores (Professores e Técnicos), alunos e colaboradores
terceirizados.
A ESTRUTURA
O evento terá a seguinte estrutura:
• 20 stands;
• 1 balcão de atendimento;
• Auditório com capacidade para 250 pessoas;
• 1 Sala VIP (local para integração e prospecção de parceirias).
POR QUE PARTICIPAR?
EXPOSITORES E PARCEIROS
• Realização de parcerias;
• Divulgação da empresa;
• Maior visibilidade;
• Contato direto com uma gama de profissionais em potencial.
VISITANTES
• Melhoria do currículo;
• Oportunidades de Empregos e Estágios;
• Integração entre pessoas e empresas;
• Crescimento
profissional.
COMO PARTICIPAR
Sendo esta conceituada empresa uma grande parceira da nossa Instituição
de ensino, a convidamos a
participar como expositor e/ou palestrantes e/ou patrocinador do
evento. O tema e tempo de palestra
ficarão a critério da empresa, apenas informamos que a duração mínima
de cada palestra é de 30 minutos (trinta) e máxima de 1 hora com temas afins.
TEMAS SUGERIDOS
• Sustentabilidade;
• Inovação Tecnológica;
• Gestão de pessoas;
• Gestão Empresarial
• Segurança e Meio Ambiente;
• Engenharia e Processos Industriais;
• Eficiência Energética;
• Equipamentos e Tecnologia Médico-Hospitalar;
• Produtos e Serviços Tecnológicos;
• Outros temas de interesse.
CONFIRMAÇÃO
Salientamos que caso haja interesse em participar da 1ª FINOP é
necessário confirmação até 11 de abril de 2011, para que haja tempo hábil para
a execução das providências cabíveis.
CONTATO PARA CONFIRMAÇÃO
Tel: 2102 – 9528/ 2102-9529/ 2102-9533
Paulo Cesar Andrade - 9142-6533
Suzana Nascimento - 8752-7098
Carla Araújo - 8791-4636
E-mail:
direc_campusssa@ifba.edu.br ou pcandrade@ifba.edu.br