A CRIAÇÃO DOS BLOGS

Hoje em dia, todo mundo tem um blog e temos a impressão que isso sempre existiu, mas quase ninguém se dá conta que essa história toda começou em algum lugar.
 
No fim dos anos noventa, no século passado, mais precisamente em 1997, foi criado por Jorn Barger o primeiro blog da história o Robot Wisdom, o seu criador é esse aqui rapaz aí na foto do lado.
O que nos resta de sua seminal criação, é o Robot Wisdon Auxiliary. Um blog bem feio, com o layout digno dos mais tenebrosos blogs feitos pela Blogger. Ele além de ter criado o “first” blog, também é o cara que cunhou o termo Weblog.
No começo de 2000 a Blogger, introduziu o Permalink, que transformaria de vez a vida dos blogs, porque com isso, poderia chegar diretamente em um post, salvando uma URL para ele separadamente.
Pouco tempo depois seria criado por Hackers, os comentários, o que definiria de vez essa ferramenta altamente democrática que é o blog, pois pela primeira vez na humanidade, os leitores de algum meio de comunicação poderiam efetivamente opinar e ter seu espaço reconhecido. Apesar de algum blogs não terem comentários, o que é um contra-senso na realidade dos blogs.


Uma outra figura extremamente importante nessa história toda é Dave Winer, criador do Scripting News, um blog tão feio quanto o do nosso amigo barbudão. Dave foi o primeiro blogueiro do mundo a usar o Feed, outra ferramente crucial para os blogs.
Parece ser uma constante esses blogs primevos serem feiosos.
Agora meu amigo blogueiro, pense em como foram importantes essas criações todas e como isso tudo mudou o mundo onde vivemos. Pense nisso tudo antes de escrever um post de merda, roubar conteúdos dos outros e não dar créditos ou apagar comentários só porque feriram a sua sensibilidade. Pensem…