O CARNAVAL FORA DO BRASIL: MUITA FESTA E ALEGRIA

Ricardo Barros Sayeg

O carnaval surgiu no século XI, a partir da implantação da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum. Esse período longo de tempo acabou por reunir diversas festas que ocorriam antes da Quarta-Feira de Cinzas, considerado o primeiro dia da Quaresma. A palavra carnaval deriva do grego, da expressão “carnis valles”, sendo que carnis, significa carne e valles, prazeres.
No Brasil o carnaval é a maior festa popular, sem dúvida alguma, entretanto, em outros lugares do mundo essa folia também é comemorada com muita alegria!
Em geral, o carnaval dura três dias. Os dias que antecedem a Quarta-Feira de Cinzas são chamados de “gordos”, em especial a terça-feira: em francês Mardi Gras. Nos Estados Unidos, por exemplo, Mardi Gras é sinônimo de carnaval e é comemorado em Nova Orleans, no sul do país. Ele teve início na Louisiana, fruto da colonização francesa.  O primeiro Mardi Gras foi comemorado em 1699. O carnaval norte-americano é conhecido por suas máscaras de gesso, colares de contas coloridas e paradas com bandinhas que fazem a alegria dos turistas e moradores.
Em Nice, na França e em Veneza, na Itália são encontrados carros alegóricos, gôndolas enfeitadas, bailes de máscaras e batalhas de flores. Tudo sem o nosso samba, mas sem deixar a diversão de lado.
O carnaval de Nice, na Riviera Francesa também tem lá sua animação. A folia naquelas terras teria começado no século XVIII, inspirada no carnaval de Veneza.  O desfile principal é composto por vinte carros que este ano tem como tema: “Rei do Mediterrâneo”. À noite, as alegorias, que são montadas num barracão especial denominado Maison Du Carnaval, recebem iluminação especial que pode ser vista por todos os visitantes. Nessa festa há também apresentação de grupos musicais e de teatro de diversas partes do mundo. O carnaval de Nice é conhecido, entretanto, por outra característica. Nele acontece o famoso desfile das flores, cuja origem está no ano de 1876. Naquela época os visitantes trocavam buquês entre si. A festa evoluiu para a confecção de carros alegóricos que são enfeitados com pétalas de flores. Do alto desses veículos, os participantes do espetáculo jogam flores no público: é a famosa “guerra das flores”.
Em Veneza, a imagem mais conhecida do carnaval é seu famoso baile de máscaras. Essa tradição remonta ao século XVII. Mas também há muita folia nas ruas e nos canais da cidade. Há também muitas gôndolas que desfilam nos canais enfeitadas e cheias de pessoas fantasiadas.
O local mais importante do carnaval de Veneza, todavia, é a Praça de São Marcos. Lá acontecem apresentações musicais e teatrais e chega até a jorrar vinho numa fonte que tradicionalmente jorra água!
_______________________________________________________________________
Ricardo Barros Sayeg é Professor de História do Colégio Paulista, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP, formado em História e Pedagogia pela mesma universidade.