Salvador sedia encontro de historiadores da ciência e tecnologia

Encontro será aberto no dia 12, `as 16h, na Reitoria
Salvador será palco, entre os dias 12 e 15 de novembro próximo, do 12.º Seminário Nacional de História e Ciência da Tecnologia, promovido pela Sociedade Brasileira de História da Ciência. As atividades acontecerão nas dependências do Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), nos prédios dos PAF I e II e também na Faculdade de Farmácia. Pela primeira vez esse seminário está sendo realizado fora da Região Sudeste. Será realizado conjuntamente o 7.º Congresso Latino-Americano de História da Ciência e da Tecnologia, o qual objetiva reativar a Sociedade Latino-Americana de História da Ciência e da Tecnologia (SLAHCT).
Entre as atividades previstas para o os dois eventos conjuntos estão conferências, mesas-redondas, simpósios temáticos, minicursos, apresentação de painéis de Iniciação Científica, lançamento de livros, no dia 13 às 19h, e eventos sócio-culturais, tais como uma exposição relativa ao centenário do cientista Carlos Chagas Filho. Entre os resultados esperados estão a intensificação do intercâmbio científico e cultural entre os pesquisadores e docentes brasileiros e latino-americanos e o fortalecimento da rede latino-americana na área de História da Ciência e da Tecnologia. Informações sobre o evento podem ser obtidas no site http://www.sbhc.org.br/seminario.php ou no e-mail olival.freire@gmail.com.
A abertura do evento ocorrerá no dia 12 de novembro, às 16h, na Reitoria da UFBA. Nesse horário, ocorrerá a primeira palestra, a ser ministrada pela Profa. Bernadette Bensaude-Vincent, da Université de Paris X – Nanterre, sobre o tema “As vertigens da tecnociência – modelar o mundo átomo por átomo”. O outro palestrante convidado estrangeiro será o Prof. Alexei Kojevnikov, da University of British Columbia, sobre o tema “A grande ciência de Stalin: tempos e aventuras de físicos soviéticos”. O seminário inclui ainda três mesas-redondas dedicadas aos temas "Ciência, natureza e ambiente", com Magali Romero (Fiocruz), Charbel El-Hani (UFBA) e Marcos Cueto (Instituto de Estudios Peruanos); "Ciência, política e cotidiano", com Maurício Barreto (UFBA), Manuel Domingos Neto (UFC) e Alexis de Greiff (Universidad Nacional de Colombia/Bogotá); e "Perspectivas para a história das ciências na América Latina", com Ubiratan D'Ambrósio (USP), Ismael Ledesma-Mateos (UNAM), e Pablo Kreimer (Universidad Nacional de Quilmes).