Lançamento dos livros - A Bahia e os seus Governadores na República e Povoamento da Cidade do Salvador

Fundação Pedro Calmon promove lançamento de livros históricos
A Bahia e os seus Governadores na República e Povoamento da Cidade do Salvador voltam para o público em edições fac-similares de suas primeiras edições
  Leitores e pesquisadores, interessados em livros históricos, terão acesso a duas importantes obras da cultura baiana, no próximo dia 24 de novembro (quarta-feira), às 17h, na Academia de Letras da Bahia, com o lançamento dos livros A Bahia e os seus Governadores na República, de Antônio Ferrão Moniz de Aragão e Povoamento da Cidade do Salvador, de Thales de Azevedo. São obras da história da Bahia que voltam ao público em edições fac-similares de suas primeiras edições, em uma parceria entre a Fundação Pedro Calmon/Secult e a UEFS Editora, da Universidade Estadual de Feira de Santana.
O livro Povoamento da Cidade do Salvador foi publicado pela primeira vez em 1949, como um dos trabalhos da série Evolução Histórica da Cidade do Salvador, comemorativa do IV Centenário da Cidade (1549-1949). É um clássico da historiografia baiana, e traz uma nova maneira de abordar a História.
A Bahia e os seus Governadores na República integra a coleção Obras Raras da Cultura Baiana, nascida da colaboração editorial entre a Fundação Pedro Calmon e a UEFS Editora, e cujo objetivo é resgatar a memória literária, histórica e política da Bahia, através da reedição de obras valiosas e esquecidas. No seu primeiro volume, lançado em abril deste ano, a coleção recuperou a célebre novela Jana e Joel, de Xavier Marques (já esgotada e que deverá ganhar uma segunda edição em 2011), e agora traz ao público a obra de Antônio Ferrão Moniz de Aragão.
Ao retratar os primeiros governadores baianos durante o período republicano, Antônio Moniz faz uma lista de todos aqueles distintos homens da política baiana e ainda fornece detalhes e minúcias de suas ações e biografias. “Trata-se, indubitavelmente, de um estudo perene e revelador, fruto de uma rigorosa atividade de pesquisa. Um livro que, quando aberto, imediatamente nos transporta para a História da implantação do regime republicano na Bahia”, diz o prof. Ubiratan Castro de Araújo, diretor da Fundação Pedro Calmon.
Novos lançamentos – Dentro do selo Obras Raras da Cultura Baiana, também está o selo Memória da Literatura Baiana, que trará para o público no dia 3 de dezembro o lançamento do livro Bem que te avisei, livro póstumo de Damário Dacruz. Também para dezembro, será lançada uma edição fac-similar da Revista Hera de Feira de Santana, que circulou de 1972 até 2005 e teve 20 edições. A edição de número 14, de 1982, foi totalmente dedicada ao escritor Carlos Drummond de Andrade, que ficou tão sensibilizado que mandou uma carta de agradecimento, que também estará na publicação.
Em 2011 serão lançadas as edições fac-similares dos livros O Animismo Fetichista dos Negros Bahianos, de Nina Rodrigues, da 2º edição de 1935 e Uma Comunidade Rural do Brasil Antigo _ Aspectos da vida patriarcal no sertão da Bahia nos séculos XVIII e XIX, de Licurgo Santos Filho da 1º edição de 1956.
 
Onde: Academia de Letras da Bahia - Av. Joana Angélica, 198, Palacete Góes Calmon - Nazaré
Quando: Dia 24 de novembro (quarta-feira), às 17h
Quanto: R$ 15 e R$ 20, respectivamente
Entrada: Franca
Contato: (71) 3116-6677