COLÓQUIO PORTOS E CIDADES: MOVIMENTOS PORTUÁRIOS, ATLÂNTICO E DIÁSPORA AFRICANA

O Grupo de Pesquisa Estudos do Atlântico e da Diáspora Africana (GPEADA), do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em colaboração com o Grupo de Pesquisa da UERJ Brasil e o Mundo Atlântico: portos, negócios e cidades e em associação com professores do Instituto de Geociências da UFBA, realizará o Colóquio Portos e Cidades: movimentos portuários, Atlântico e diáspora africana, nos dias 25 e 26 de novembro, no Auditório Jorge Amado.

O evento pretende promover o contado dos discentes da UESC e dos professores da Educação Básica – sobretudo aqueles professores-estudantes vinculados ao PARFOR dos cursos de 1ª Licenciatura em História e em Geografia – com discussões, perspectivas e experiências que contribuam para suas percepções da realidade regional, levando-os a uma reflexão crítica dos problemas, demandas e soluções encontradas na região Sul Baiana. As inscrições são gratuitas e podem ser efetivadas, no dia 24 de novembro, mediante envio da ficha de inscrição preenchida para o e-mail coloquioportosecidades@yahoo.com.br. As inscrições para os mini-cursos acontecerão no local do evento no momento do credenciamento.

Trata-se de um colóquio interdisciplinar que discutirá três aspectos importantes: a) crucial função de desenvolvimento de redes comerciais; b) a relação com as cidades onde se situam e c) a influência do movimento de mercadorias em portos brasileiros, em particular os da Região Sul Baiana, que se relacionam por rotas comerciais entre si e com o mundo Atlântico, desde o período colonial até os dias de hoje.
 
Estas questões são fundamentais para a análise, o planejamento e o desenvolvimento econômico, social, político e educacional da região cacaueira. Recentemente, a UESC aprovou a criação e implantação, em 2011, de 04 novos cursos de Engenharia, que têm como uma de suas finalidades formarem mão-de-obra qualificada para atender os novos investimentos previstos para a Região Cacaueira. Entre eles, a implantação de um Terminal Portuário no município de Ilhéus que tem gerado expectativas e partidarismos que torna necessário dar visibilidade e acesso às pesquisas e discussões sobre os aspectos ambientais, econômicos e sociais vinculados aos espaços portuários, de modo crítico e aprofundado.

O evento conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), da Fundação Pedro Calmon, do Projeto Educação Básica e Universidade: diversidade, práticas e saberes – PRODOCÊNCIA/UESC 2008 e do Plano Nacional de Formação de Professores na UESC (PARFOR/UESC).
 
Mais informações www.uesc.br