Igreja do Boqueirão é atração de amanhã, dia 4, no Centro Histórico

Na restauração do Boqueirão, que teve investimento de R$ 3 milhões do Ministério do Turismo e Governo da Bahia, equipe do IPAC descobriu pinturas policromadas e folheadas a ouro, além de aplicação em prata com moldura rosa terroso que é considerada única na Bahia. 
Considerada por especialistas como um dos conjuntos religiosos originários do século 18 mais homogêneos na Bahia, a igreja de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão será a atração de amanhã, dia 4, às 15 horas, do Projeto Visitas Guiadas do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), vinculado à secretaria estadual de Cultura (SecultBA). O projeto permite que a população, estudantes, pesquisadores e turistas tenham acesso a monumentos que recebem investimentos para obras de restauração sob responsabilidade do Governo da Bahia.
O projeto do IPAC faz com que arquitetos e restauradores especializados sirvam de guias uma vez a por mês, em cada monumento. Cerca de 350 pessoas já foram recebidas em edificações restauradas pelo IPAC, como o Palácio Rio Branco, Casa das Sete Mortes, igrejas do Pilar, Rosário dos Pretos e Boqueirão. Os grupos não podem ser muito grandes em função dos espaços visitados e para aproveitarem os ensinamentos dos técnicos do IPAC.
A igreja do Boqueirão está na área tombada do Centro Histórico de Salvador (CHS) pelo Ministério da Cultura. O templo foi construído sobre antiga trincheira de defesa da cidade na borda da falha geológica de 70 metros de altura que divide Salvador nas Cidades Alta e Baixa. “Além de estar na poligonal de tombamento, desfrutando de belo panorama do porto e baía, parte da igreja está na encosta que é considerada zona de preservação pela Lei Municipal nº2.403 de 1972”, explica o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça.
 
Construída a partir de 1727 em alvenaria de pedra e tijolo com o fundo apoiando-se sobre arcadas, a igreja foi tombada individualmente pelo Iphan em 1980. A edificação tem dois subsolos, pequeno oratório aberto para a Rua Direita de Santo Antônio, com frontão e torres revestidas de azulejos brancos. Internamente, destacam-se o altar-mor e os dois colaterais, grades do coro, púlpitos e tribunas. A decoração interna em talha dourada do começo do século 19, é neoclássica, e o forro da nave, atribuído a aluno do mestre pintor José Joaquim da Rocha foi concebido em perspectiva ilusionista barroca de inspiração italiana, introduzida na Bahia durante a metade do século 18. Possui rica coleção de alfaias, compreendendo custódias, castiçais e tocheiros. Dentre as imagens são destaques a de N.S. das Dores, São Tomaz, N.S. da Conceição e Santa Rita dos Impossíveis. Na sacristia existe belo crucifixo e lavabo de mármore com delfins entrelaçados.

Durante a restauração da igreja ao custo de R$ 3 milhões, a equipe do IPAC descobriu pinturas policromadas da época da construção do prédio e pinturas em folhas de prata que estavam sob sucessivas camadas de tinta no altar-mor. “A aplicação em prata com moldura em tons de rosa terroso é considerada única na Bahia, por não se ter conhecimento de outra similar na mesma técnica”, comenta o restaurador responsável, Júlio Maya. Outra descoberta foi a pintura em folhas de ouro e policromada em excelente estado de conservação, escondida durante mais de 100 anos sob um papel de parede. “Tivemos cuidado permanente e especial com cada uma dessas descobertas e seus restauros”, garante Maya.

Com o Projeto Visitas Guiadas o IPAC enriquece o seu Programa de Educação Patrimonial que desenvolve desde 2008 em Salvador e várias regiões da Bahia. O agendamento prévio é obrigatório através do telefone (71) 3117.6491 ou endereço visitasguiadas.ipac@gmail.com.

Confira a programação das próximas Visitas Guiadas do IPAC:
·    Casa das Sete Mortes - 25.11, às 15 h.
·    Igreja de N.Sra. da Conceição do Boqueirão - 04.11 e 02.12, sempre às 15 h.
·    Igreja de N.Sra. do Pilar - 11.11 e 09.12, sempre às 09 h.
·    Igreja de N.Sra. do Rosário dos Homens Pretos - 18.11 e 16.12, sempre às 15h.

 
Assessoria de Comunicação – IPAC – em 03.11.2010                                                                 Jornalista responsável Geraldo Moniz (1498-MTBa) – (71) 8731-2641
Contatos ASCOM/IPAC: (71) 3116-6673, 3117-6490, ascom.ipac@ipac.ba.gov.br                       Acesse: www.ipac.ba.gov.br  Facebook: Ipacba Patrimônio  Twitter: @ipac_ba