A HISTÓRIA DO NAVIO OU A PENA DOURADA

Leitura Dramática do Texto Inédito de Heraldo Souza, diretor da Cabriola Cia de Teatro
Houve um tempo em que o dia da Abolição da Escravatura era incluído entre os feriados nacionais. Hoje é data quase sempre esquecida. A tomada de consciência das populações negras no Brasil fez com que se rejeitassem, principalmente pela maior parte dos descendentes dos antigos escravos, o 13 de maio, preferindo se festejar o dia 20 de novembro, o da morte de Zumbi dos Palmares, denominando-o “Dia da Resistência Negra” e considerando-o mais digno de comemorações.
Nos perguntamos se haverá mesmo o dever, por parte dos descendentes dos escravos, de agradecerem por essa liberdade que lhes foi dada. Ou será mais lógico considerar o “13 de maio”, apenas como uma etapa vencida no curso de um processo longo de luta pela libertação, iniciada e sustentada, durante muito tempo, pelas freqüentes e por vezes vigorosas revoltas de escravos, ocorridas tanto na época do Brasil - Colônia como na do Brasil - Império, e continua a desenvolver-se, com novos aspectos, nos dias atuais, sem se poder prever, no entanto, quando ou como será alcançada.
O duelo verbal estabelecido entre os personagens da peça em um ato, oferece subsídios para que cada espectador tire suas próprias conclusões.

SERVIÇO:
- Leitura Dramática da peça "A História do Navio ou A Pena Dourada
- Dia 21 de novembro (domingo), 16h - Biblioteca Infantil Monteiro Lobato
- Dia 26 de Novembro (sexta), 15h - Biblioteca Pública dos Barris.
- Entrada Franca
- Público-alvo: Jovens e adultos

ELENCO: Heraldo Souza, Luiz Guimarães

Realização: Cabriola Cia de Teatro
Promoção: Fundação Pedro Calmon