Encontro com o Escritor vira livro

Projeto iniciado nas bibliotecas públicas, em 2002, homenageia escritores participantes com publicação
 
Os autores que participaram do Encontro com o Escritor, um projeto da Diretoria de Bibliotecas Públicas (DIBIP) da Fundação Pedro Calmon/Secult, ganharão mais uma homenagem com a publicação de um livro que leva o nome do projeto. O lançamento ocorrerá no dia 30 de novembro (terça-feira), a partir das 14h30, junto aos Seminários Novas Letras, realizado pelo Núcleo do Livro, Leitura e Literatura – NLLL, no auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris). O livro Encontro com o Escritor 2002-2009 reúne 55 autores que estiveram nas bibliotecas durante esse período, em encontros literários para falarem de suas obras e de seus processos criativos.
Os leitores encontrarão no livro nomes como: Aleilton Fonseca, Antonio Barreto, Antônio Cedraz, Aramis Ribeiro Costa, Betty Coelho, Carlos Ribeiro, Evelina Hoisel, Gláucia Lemos, Guido Guerra, Hélio Pólvora, Luís Henrique Dias Tavares, Lúcia Santóri-Carneiro, Mãe Stella de Oxossi, Myriam Fraga, Orlando Senna, Ubiratan Castro de Araujo, Valdomiro Santana, entre dezenas de outros.
 “O ‘Encontro com o Escritor’ é um dos projetos mais importantes da grade de programação da Diretoria de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia. A publicação desse livro com textos dos autores que foram homenageados é mais uma ação do projeto no intuito de valorização e divulgar a literatura baiana”, destaca Kilma Alves, diretora da DIBIP.
O objetivo principal do Projeto Encontro com o Escritor é divulgar a produção dos escritores baianos e aproximá-los dos frequentadores assíduos das bibliotecas públicas. Através de palestras, bate-papo ou leitura pública de textos literários, os autores apresentam sua arte, revelam muito de sua formação e processo criativo e, por fim, dialogam com o público presente.
O diretor da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro de Araújo, afirma que as bibliotecas, que se caracterizam por “guardar” o conhecimento, transformam-se então em meio de propagação da arte e da cultura contemporâneas, bem como divulgadoras da literatura e promotoras da interação do leitor com o escritor. “Somos educados a admirar os escritores mortos, inacessíveis e que ou conhecemos parcialmente ― pela sua arte ― ou “de segunda leitura”, pela opinião alheia de críticos e biógrafos. Portanto, é em projetos como este que o leitor “aproveita” o escritor e constrói sua própria opinião”, justifica Ubiratan Castro no prefácio da obra.
Nova publicação – Os escritores que participaram do projeto em 2010 e os que participaram nos anos seguintes, deverão fazer parte de uma nova publicação nos próximos anos, com data ainda a ser confirmada. Os encontros são realizados na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Nazaré), Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Costa Azul), Biblioteca Anísio Teixeira (Ladeira de São Bento), Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Rio Vermelho), todas em Salvador. Também recebem o projeto, a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior em Itaparica, a Casa Afrânio Peixoto em Lençóis e a Biblioteca de Extensão, que circula bairros e cidades com o carro-biblioteca.
SEMINÁRIO NOVAS LETRAS
Programação:
O evento iniciará com as palestras:
·         Luiz Gama e a construção do destino, com Myriam Fraga;
·         Boca e papel: espaços de fricções da palavra poética, com Edilene Matos;
·         Cruz e Sousa: uma poesia sem cor?, com Florentina Silva
Logo após:
Recital de poesias com José Carlos Limeira;
       Lançamento do livro Encontro com o Escritor,