CURSO: INTRODUÇÃO AO ENEAGRAMA DAS PERSONALIDADES

O Eneagrama esquematiza o estudo da personalidade, explica a razão do nosso comportamento duma forma universalista e é dinâmico ao contemplar as várias faces de cada um e a sua evolução possível com base no livre-arbítrio; permite ainda ser a base do nosso progresso psicológico e do aperfeiçoamento espiritual. 
 
 
OBJETIVOS:
Segundo o psiquiatra chileno, Cláudio Naranjo, a “falsa personalidade” ou ego, encerra-se numa estratégia desenvolvida pela criança para agradar aos pais e/ou autoproteger-se, mas que acaba tornando-se compulsiva, dominando-a e ditando seu comportamento, sob as benesses do automatismo. Desse modo, ao tomar consciência de tais estratégias, haverá um processo inexorável de individuação, onde a liberdade tomará espaço nas suas ações.
Para os buscadores, o Eneagrama é uma ferramenta maravilhosa no processo de autodescobrimento e na “retirada das cascas” que embotam o indivíduo.  Para terapeutas e estudiosos da psiquê, trata-se de uma oportunidade ímpar de acesso a mais uma ferramenta que irá habilitá-los a compreender o homem em sua totalidade, percebendo seus condicionamentos e virtudes, tendo a chance de auxiliá-los na busca de libertação e integração do Ser.