"Encontro de Sanfoneiros de Oito Baixos"


O Projeto “Encontro de Sanfoneiros de Oito Baixos” que acontece nos dias 4, 5, 6 e 7 de novembro de 2010, no Largo Pedro Arcanjo no Pelourinho, reúne os melhores sanfoneiros  nordestinos, em quatro dias dedicados à sanfona de oito baixos, o modelo de afinação mais usado no Nordeste do Brasil.
Na sanfona de 8 baixos, quando uma nota é pressionada e se abre o fole, é emitido um tom, mantendo a mesma nota pressionada e fechando o fole, se emite outro tom. É uma afinação desconhecida na Europa e até em alguns estados do Brasil, se torna mais difícil porque não se tem conhecimento da existência de Escola em nenhuma parte do mundo e, é um instrumento que não obedece escala musical. Com a sanfona do 8 baixos não se toca apenas o forró pode se tocar outros ritmos da MPB como chorinho , samba, valsa e etc.
Nestes quatro dias de evento, dedicados a apreciação da boa música nordestina, sobem ao palco Zé e Luizinho Calixto, Rato Branco e Landinho Pé de Bode para abrilhantar e divulgar esta singular tradição cultural do Nordeste brasileiro. Para os herdeiros dessa memória musical, dom é o que estes músicos têm de sobra:
Zé Calixto nasceu em agosto de 1935, na Paraíba, e com 8 anos de idade começou a tocar oito baixos para ajudar o pai, Seu Dideu, sanfoneiro afamado na região. Exímio músico no seu instrumento, Zé Calixto é conhecido pela crítica do gênero como o mais perfeito sanfoneiro de oito baixos do Mundo, e assim é conhecido em todo o Brasil.
Luizinho Calixto, também paraibano, nascido em 1956, vem de uma família de instrumentistas da sanfona de 8 baixos, começou a tocar o instrumento com 10 anos de idade. Luizinho é tido como um dos melhores do Brasil atualmente, e uma particularidade do músico é que ele canta e se acompanha muito bem. Luizinho, também toca acordeon de 120 baixos, violão, cavaquinho e percussão. É compositor e diretor musical.
Deusdete Esiquiel, mais conhecido como Rato Branco, nasceu em novembro de 1950, em Euclides da Cunha. É sobrinho de Pedro Sertanejo e primo de Osvaldinho do Acordeão. Atualmente, reside em Euclides da Cunha – BA, onde desenvolve um trabalho de ensino da arte de tocar a sanfona de oito baixos, realizando também reparo e afinação de sanfonas.
Landinho Pé de Bode, nascido em Canudos Velho, distrito de Canudos- BA, cenário da guerra de Canudos, é filho do antigo sanfoneiro Justino Anselmo, com quem conviveu e tocou pelas caatingas. O seu repertório valoriza os ritmos e músicas mais importantes para a memória da região, como a Mazurca, a Rancheira, o Arrasta Pé, o Choro, dentre outros.
Produzido pelo músico sertanejo, Fábio Paes, o “Encontro de Sanfoneiros de Oito Baixos” tem o apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), do Fundo de Cultura e do Governo do Estado da Bahia. Com entrada franca, o projeto acontece em Salvador, com inicio às 20h. O Encontro de Sanfoneiros foi um projeto selecionado pelo Edital Tô no Pelô Categoria Ocupação de Largos, e durante estes quatro dias de festa promete não deixar ninguém parado ao som das sanfonas nordestinas, tão apreciadas e valorizadas nacional e internacionalmente.