Livro com manuscritos inéditos de José de Alencar

Ensaios foram escritos em 1877, pouco antes da morte do escritor cearense, e teorizam sobre a origem e a extinção da humanidade.

O livro traz textos de Alencar, guardados há mais de 130 anos, que não haviam sido publicados integralmente ainda. Após três anos de pesquisa no acervo do Museu Histórico Nacional, a equipe do professor Marcelo Almeida Peloggio identificou fragmentos e anotações em 11 cadernos do escritor cearense que compõem dois manuscritos sobre a origem da humanidade e sua extinção, “Antiguidade da América” e “A raça primogênita”.
“São textos de caráter antropológico e filosófico, talvez os últimos escritos de Alencar. Aventam a hipótese de que o homem surgiu na América e aqui vai se extinguir”, diz Peloggio, coordenador do Grupo de Estudos José de Alencar da UFC. Os ensaios consideram que o berço da humanidade seria a América e que o mundo terminaria em uma hecatombe, um grande massacre, que se passaria no continente.
De acordo com a pesquisa de Peloggio, os escritos foram produzidos entre setembro e novembro de 1877, pouco antes da morte do escritor, em 12 de dezembro daquele ano. “Alencar estava debilitado ao fim de sua vida, mas com uma capacidade de produção incrível”, afirma o pesquisador.

O livro “Antiguidade da América e A raça primogênita”, com manuscritos inéditos do escritor José de Alencar, será lançado pela Editora Universidade Federal do Ceará (UFC), na quinta-feira, dia 28 de outubro, na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi de Fortaleza. O evento irá acontecer no Espaço Raquel de Queiroz, às 19 horas.