CONVERSANDO COM SUA HISTÓRIA

Prezado(a)s,

A Fundação Pedro Calmon, através do Centro de Memória da Bahia, convida a todo(a)s para participar da 13ª edição do curso Conversando com a sua História. Iniciado em 2002, esse projeto tem apresentado palestras sobre a História da Bahia nos períodos colonial, imperial e republicano. Os encontros são abertos ao público, tornando cada palestra uma oportunidade de debater acerca da história baiana com pessoas de diferentes áreas, formações e interesses.

A palestra de abertura tem como título “Africanos libertos, catolicismo e a articulação de uma comunidade mercantil (Agoué 1840-1860)”, e será ministrada pelo professor Dr. Luis Nicolau Parés, em 18 de maio de 2015, às 17 horas, na sala Kátia Matoso – auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

Contamos com sua presença!
Maiores informações e inscrição pelo contato cmb.fpc@fpc.ba.gov.br/3117-6067

Resumo:
Esta palestra trata do catolicismo afro-brasileiro levado para a África Ocidental por libertos africanos vindos da Bahia, antes da chegada das missões católicas europeias, na década de 1860. A partir da análise de duas cerimônias batismais celebradas em 1846 e 1855, na cidade de Agoué (no Benim), serão discutidos aspectos parciais da história religiosa dos retornados agudas e como sua adesão (mais do que conversão) ao catolicismo contribuiu para a articulação de uma comunidade mercantil, cuja atividade principal, nesse período inicial, era o tráfico de escravos.

Luis Nicolau Pares é doutor em Antropologia da Religião pela School Of Oriental And African Studies University Of London. Autor do livro A formação do Candomblé: história e ritual da nação jeje na Bahia e co-organizador da obra Sorcery in the Black Atlantic. Desde 2004 é professor adjunto no Departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia. Especialista na área da história e antropologia das populações afro-brasileiras e da África ocidental.



Atenciosamente,

Centro de Memória da Bahia
Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Governo do Estado da Bahia

55-71-3117-6067