LANÇAMENTO: DE ESCRAVO A COZINHEIRO



De escravo a cozinheiro é uma das obras integrantes do Lançamento Coletivo EDUFBA
Segunda edição da obra é lançada na Faculdade de Comunicação
De escravo a cozinheiro, autoria de Valdemir Zamparoni é uma das obras que integra o Lançamento Coletivo EDUFBA do mês de Abril. A ser realizado no auditório da Faculdade de Comunicação (FACOM – UFBA), no dia 02 de abril, das 17h30 às 20h30, o evento dá continuidade às comemorações dos 20 anos da Editora. Além da tradicional sessão de autógrafos, o público também poderá interagir com autores e organizadores durante uma mesa-redonda.
Fruto de anos de pesquisa de campo realizada pelo autor em Portugal e Moçambique, o tema principal da obra é o desmonte da organização social e do trabalho na porção sul de Moçambique com a chegada dos portugueses. Zamparoni situa o país no período de 1890 a 1940 e descreve os mecanismos de exploração usados durante a colonização. Utilizando-se de uma variada gama de documentos históricos, que vão desde publicações acadêmicas e documentos oficiais portugueses a jornais e periódicos moçambicanos, o autor apresenta não só um extenso e aprofundado trabalho de pesquisa, mas um relato comovido e uma prosa envolvente.

Sobre o autor

Valdemir Zamparoni é graduado em História pela Universidade de São Paulo (USP/1979) e pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (UL/2009). É professor do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UFBA e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos no Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) na mesma universidade. Atualmente, ensina e orienta em nível de Mestrado e Doutorado, no Brasil e em Angola

Informações adicionais sobre este livro
ISBN: 978-85-232-1027-4
Ano: 2012
Área: Manuscritos, obras raras e outros materiais raros impressos
Número de páginas: 342 p.
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço de lançamento: R$ 40,00