III Simpósio de História do Maranhão Oitocentista: impressos no Brasil do Século XIX


 


O III Simpósio de História doMaranhão Oitocentista é uma realização do Grupo de Pesquisa – Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista (NEMO), certificado pela Universidade Estadual do Maranhão junto ao CNPq. O Núcleo iniciou suas atividades em 2009, ano de realização do I Simpósio e de publicação da coletânea O Maranhão Oitocentista (Editora da Uema / Ética).

O NEMO é composto por professores do Departamento de História e Geografia da UEMA, seus orientandos de graduação e iniciação científica, e egressos do curso de História da mesma Universidade que realizam ou realizaram mestrado e doutorado em diferentes instituições do país. O grupo também mantém parcerias com professores do Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão e com núcleos de pesquisas sediados em outras instituições, como o Polis – Laboratório de História Econômico-Social e o Centro de Estudos do Oitocentos (CEO), vinculados a Universidade Federal Fluminense. Ambas as instituições, UFMA e UFF, são parceiras desde o I Simpósio. A partir do II Simpósio, realizado em 2011, foram firmadas novas parcerias, especialmente com a Universidade Federal de São Paulo e com a Universidade Federal da Paraíba. 

Também no II Simpósio, foram ampliadas as articulações e debates a partir de pesquisadores que têm o Norte-Nordeste oitocentista como objeto de estudo, razão para o convite a pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba, da Universidade Federal do Piauí e da Universidade Federal de Pernambuco, além de pesquisadores de instituições do Sudeste/Centro-Oeste cujo objeto de estudo se situa de alguma forma na articulação entre os territórios que viabilizaram o Estado imperial. Também como novidade da segunda edição do evento, foram organizados nove simpósios temáticos, espaço para o diálogo entre alunos de graduação, pós-graduação e demais pesquisadores, que se concretizou como oportunidade de apresentação de trabalhos situados nos Oitocentos, mas cuja abrangência pretendia-se similar àquela intentada para as mesas-redondas. Destaque-se para a atual edição a manutenção da maioria desses simpósios, que agora totalizam o número de dez.

Quanto às mesas-redondas (quatro) e conferência (uma), reitera-se na atual edição do evento o compromisso em convidar importantes referências da historiografia brasileira para os Oitocentos (vide Programação do evento). Dentre os convidados, além das instituições já citadas, temos professores da UFRJ, PUC-MG, UFRRJ, USS, UFRB e UNICAMP.

Esperamos que o III Simpósio de História do Maranhão Oitocentista possa contribuir para a consolidação de estudos e pesquisas, no Maranhão, sobre o séc. XIX, somando-se a suas duas edições anteriores às publicações já existentes rumo ao aprofundamento de debates que envolvam diferentes temas, tradicionais ou inovadores, da História do Oitocentos.