Iº CONGRESSO INTERNACIONAL DE FAIANÇA PORTUGUESA



A Faiança Portuguesa é decerto uma das mais reconhecidas e significativas produções cerâmicas, não apenas em Portugal, mas seguramente no mundo.
Nos últimos anos novidades acerca da recolha de largas quantidades de Faiança Portuguesa em contextos arqueológicos de diversos países têm vindo a ser uma constante, não apenas naqueles que conheceram a presença portuguesa, tais como Brasil, Cabo Verde ou Índia, mas igualmente nos parceiros comerciais como Estados Unidos, Canadá, Países Baixos ou Inglaterra.
Importa avaliar o impacto económico, social e cultural que esta produção, consumo interno e exportação, em larga escala, protagonizou e compreender o papel que desempenhou em quotidianos de diferentes continentes e latitudes.
Este congresso pretende reunir arqueólogos, historiadores e historiadores de arte de várias nacionalidades que possam fornecer contributos para o estudo da Faiança Portuguesa, desde o momento da produção, ao consumo nacional e internacional, passando pelas suas características estéticas e simbólicas.