TOMBAMENTO DO SAVEIRO SOMBRA DA LUA


O tombamento do saveiro de vela de içar Sombra da Lua, uma das mais antigas embarcações a vela da Bahia, foi homologado pelo Ministério da Cultura, após solicitação feita em dezembro de 2010. Com a nova portaria, publicada na terça-feira (19), o saveiro passa ao status de Patrimônio Nacional e deverá ser conservado e restaurado apenas com peças originais.
Roberto Bezerra, um dos cinco donos do barco, comemora o tombamento e explica a importância dos saveiros na história do transporte marítimo da Bahia. "Nós só podemos dizer que agora esse barco, repleto de histórias e cheio de cultura, é de todos os brasileiros", diz. Segundo ele, a embarcação tem estimados 85 anos e é um dos três saveiros de mesmas características na Bahia. O Sombra da Lua tem 12,5 metros  de comprimento e um mastro com cerca de 18 metros de altura.
De acordo com um levantamento da Associação Viva Saveiro, a Bahia já teve mais de mil saveiros de um, dois e até três mastros, que transportavam mercadorias e pessoas pela Baía de Todos os Santos, principalmente na região do Mercado Modelo, para onde as mercadorias feitas no recôncavo eram levadas. Dados de 2008 apontam que apenas 20 embarcações do tipo restaram como parte da memória da cultura do estado.
Ainda segundo Bezerra, a ideia agora é de que o saveiro seja colocado à disposição para o turismo da Bahia. "Hoje ele ainda faz transporte de artesanatos de Maragojipipinho, no recôncavo, para Salvador. Mas queremos transformá-lo em um projeto turístico, levando as pessoas a experimentarem a sensação de andar em uma embarcação sem motores, levadas apenas pelo vento".
O tombamento do Sombra da Lua é parte do projetos Barcos do Brasil, lançado em 2008 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.
Fonte: G1