Biblioteca Virtual 2 de Julho abre espaço para publicação de trabalhos acadêmicos


Biblioteca Virtual 2 de Julho abre espaço para publicação de trabalhos acadêmicos.  
A Biblioteca Virtual 2 de Julho – BV2deJulho, portal temático e especializado na História da Bahia, aproveita as comemorações ao 2 de Julho para convocar historiadores e pesquisadores dos fatos históricos da Bahia a publicarem seus trabalhos no portal. E disponibiliza uma exposição virtual com documentos datados de 1823 e uma coleção especial de documentos custodiados pelo Arquivo Público sobre a Independência do Brasil na Bahia. 
A ação de abrir espaço para publicação de trabalhos acadêmicos tem por objetivo tornar público esses textos e contribuir para que estudantes e pesquisadores tenham acesso a mais uma ferramenta de pesquisa e consulta na internet. Os conteúdos encaminhados para publicação no portal da BV2deJulho serão analisados por uma equipe formada por especialistas, que irão avaliar o conteúdo sem a identificação de autoria, a fim de garantir o sigilo dos autores. As informações de como encaminhar o trabalho pode ser conferido na sessão Serviço (Colabore Conosco) do portal. 
Exposição virtual – Ainda dentro do contexto das comemorações alusivas ao 2 de Julho a BV2deJulho coloca à disposição para consulta uma exposição virtual: “INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA BAHIA”. São documentos datados de 1823, de uma coleção custodiada pelo Arquivo Público da Bahia, e encontra-se estruturada em duas categorias: “documentos” e “publicações”, que pela primeira vez, disponibilizados virtualmente. 
Os documentos que integram a referida exposição possibilitam o resgate do processo histórico que assegurou no dia 2 de julho do ano de 1823 a Independência do Brasil na Bahia, e fortaleceu as conquistas de 7 de setembro de 1822.
 Coleção – O portal da BV2deJulho apresenta também aos internautas, estudantes e pesquisadores, em uma das suas sessões, a Coleção 2 de Julho, sobre a Independência do Brasil na Bahia. Em seu acervo estão contemplados, a Rota da Independência - folheto apresenta a rota feita pelas tropas no Estado da Bahia e na cidade de Salvador; os Personagens, como Maria Quitéria, os Caboclos, Maria Felipa, entre outros; Antologias Poéticas, reunidas por Lizir Arcanjo Alves; e um Acervo Digital, com folders e outros materiais produzidos pela Fundação Pedro Calmon/SecultBA.