CURSO: ESTUDOS DA MEMÓRIA



Apresentação 

A memória tem sido assunto recorrente de pensadores de muitas áreas pelo menos ao longo dos últimos dois séculos. Nos dias de hoje, poucos temas atraem tanto interesse, ocupando um lugar de destaque na academia, na política, na mídia, na vida social. Com a recente criação da Comissão da Verdade e da Lei do Direito à Informação, o tema volta a despontar como objeto premente.
Sob muitas maneiras a memória está infiltrada na experiência humana, associada a um sem número de elementos: a fisiologia, a emoção, a psique, a cognição, o pensamento, a linguagem, entre outros. O avanço do conhecimento científico, somado a novas perspectivas das humanidades, têm reforçado que a memória é um objeto complexo, que requer conhecimentos transversais.

O curso Estudos da Memória: 

Abordagens teóricas, soluções técnicas busca, de uma perspectiva interdisciplinar, oferecer recursos de base para o tratamento deste tema a cada dia mais próximo e mais inquietante. Com um corpo docente de reconhecida excelência, o curso apresenta ferramentas teóricas, metodológicas e conceituais valiosas para todos os interessados em explorar esse objeto igualmente fascinante e desafiador.

Atuação e debate em "estudos da memória"

Em busca de maneiras mais eficazes de lidar com um tema multifacetado como a memória, profissionais, pesquisadores e demais interessados do mundo todo têm ultrapassado espaços disciplinares que tratam deste e de outros objetos de uma perspectiva exclusivista.
Sob o rótulo de "estudos da memória", um novo terreno surge, congregando pessoas dedicadas ao assunto e dispostas a aprender, dialogar e debater. Isso permite compreender as várias possibilidades de inclinação sobre a memória e efetuar um amálgama criativo e adequado às mais distintas finalidades.
Somando-se a esse movimento, o curso Estudos da Memória: Abordagens teóricas, soluções práticas apresenta, de maneira panorâmica, pistas para responder a questões como:

- Por que a memória pode (ou deve) ser objeto de estudo na construção de conhecimento?
- O que ela agrega na pesquisa de diferentes disciplinas, e como se serve dos recursos dessas disciplinas?
- Qual o papel social e político da memória?
- Como e por que as pessoas lembram e esquecem?
- Memória e conhecimento são a mesma coisa?
- Qual a relação entre memória individual e memória coletiva?
- Como a memória se entrelaça com emoção, subjetividade, identidade, experiência, poder?
- De que maneira a memória se relaciona com o tempo, articulando passado, presente e futuro?
- Como utilizar documentos dos mais diversos tipos no estudo da memória?
- De que forma os estudos da memória se servem da narrativa e da história oral?
- Quais as estratégias analíticas mais eficazes?
- Por que a memória está hoje tão presente na cena pública?
- Como a memória pode ser registrada, preservada e difundida?

Como saber mais

O curso Estudos da Memória: Abordagens teóricas, soluções práticas está aberto para interessados de todas as áreas. Promovido pelo Núcleo de Estudos em História da Cultura Intelectual, ele acontece de 02 a 06 de julho de 2012, na Universidade de São Paulo, e tem inscrições abertas pelo site: http://www.usp.br/historiaintelectual