Apresentação
A memória tem sido assunto
recorrente de pensadores de muitas áreas pelo menos ao longo dos últimos dois
séculos. Nos dias de hoje, poucos temas atraem tanto interesse, ocupando um
lugar de destaque na academia, na política, na mídia, na vida social. Com a
recente criação da Comissão da Verdade e da Lei do Direito à Informação, o tema
volta a despontar como objeto premente.
Sob muitas maneiras a memória
está infiltrada na experiência humana, associada a um sem número de elementos:
a fisiologia, a emoção, a psique, a cognição, o pensamento, a linguagem, entre
outros. O avanço do conhecimento científico, somado a novas perspectivas das
humanidades, têm reforçado que a memória é um objeto complexo, que requer
conhecimentos transversais.
O curso Estudos da
Memória:
Abordagens teóricas, soluções técnicas busca, de uma perspectiva
interdisciplinar, oferecer recursos de base para o tratamento deste tema a cada
dia mais próximo e mais inquietante. Com um corpo docente de reconhecida excelência,
o curso apresenta ferramentas teóricas, metodológicas e conceituais valiosas
para todos os interessados em explorar esse objeto igualmente fascinante e
desafiador.
Atuação e debate em
"estudos da memória"
Em busca de maneiras mais
eficazes de lidar com um tema multifacetado como a memória, profissionais,
pesquisadores e demais interessados do mundo todo têm ultrapassado espaços
disciplinares que tratam deste e de outros objetos de uma perspectiva exclusivista.
Sob o rótulo de "estudos
da memória", um novo terreno surge, congregando pessoas dedicadas ao
assunto e dispostas a aprender, dialogar e debater. Isso permite compreender as
várias possibilidades de inclinação sobre a memória e efetuar um amálgama criativo
e adequado às mais distintas finalidades.
Somando-se a esse movimento, o
curso Estudos da Memória: Abordagens teóricas, soluções práticas apresenta,
de maneira panorâmica, pistas para responder a questões como:
- Por que a memória pode (ou
deve) ser objeto de estudo na construção de conhecimento?
- O que ela agrega na pesquisa
de diferentes disciplinas, e como se serve dos recursos dessas disciplinas?
- Qual o papel social e
político da memória?
- Como e por que as pessoas
lembram e esquecem?
- Memória e conhecimento são a
mesma coisa?
- Qual a relação entre memória
individual e memória coletiva?
- Como a memória se entrelaça
com emoção, subjetividade, identidade, experiência, poder?
- De que maneira a memória se relaciona
com o tempo, articulando passado, presente e futuro?
- Como utilizar documentos dos
mais diversos tipos no estudo da memória?
- De que forma os estudos da
memória se servem da narrativa e da história oral?
- Quais as estratégias
analíticas mais eficazes?
- Por que a memória está hoje
tão presente na cena pública?
- Como a memória pode ser
registrada, preservada e difundida?
Como saber mais
O curso Estudos da
Memória: Abordagens teóricas, soluções práticas está aberto para
interessados de todas as áreas. Promovido pelo Núcleo de Estudos em História da
Cultura Intelectual, ele acontece de 02 a 06 de julho de 2012, na Universidade
de São Paulo, e tem inscrições abertas pelo site: http://www.usp.br/historiaintelectual