Arquivo Público do Pará lançará catálogo da documentação colonial




O catálogo é o produto final do projeto "Preservação e Acesso: Digitalização da Documentação da Colônia", realizado pela Associação dos Amigos do Arquivo Público do Estado do Pará (ARQPEP) e com patrocínio do Edital Caixa Cultural.
Durante a vigência do projeto, de 12 meses, foi possível equipar e modernizar o Arquivo Público para promover a preservação, conservação e a digitalização do Fundo Secretaria da Capitania, a mais antiga documentação do acervo da instituição e que foi reconhecida pela Unesco com o selo "Memory of the World - MoW" devido ao seu inestimável valor histórico e cultural.
O catálogo apresenta os 768 códices e 11 séries de documentos avulsos que fazem parte desta massa documental, apresentando os nomes das séries, seus respectivos números, períodos e os códigos para a consulta de cada um deles. Desta vasta documentação, mais de 10 mil imagens já estão disponíveis para consulta digital no Prédio do Arquivo Público. Parece muito, mas esse número representa menos de cinco por cento da totalidade dos documentos do Fundo.
 "O processo de digitalização continua e, a cada semana, entre dois e três códices são liberados para a consulta", afirma Eduardo Pinheiro, diretor do Arquivo Público. A previsão é que, no futuro, todo o acervo do Apep seja digitalizado, acabando a com a realização de pesquisa através do meio papel e, assim, preservando os originais.