Publicada dissertação que teve o Arquivo Público como campo de pesquisa

Na fachada Arquivo Publico de Paracatu: 
Marco Antunes (ao centro) 
e os servidores da instituição. Foto: APMOMG/Ago. 2010


Por: Carlos Lima 
Pode até ser que a grande maioria desconheça  o papel de um Arquivo Público para a sua cidade, que em termos gerais é o de preservar, divulgar e dar acesso às informações existentes nos documentos em seus mais variados suportes (papel, CD-ROM, microfilme e discos óticos).
Em Paracatu, o Arquivo Municipal, além de ser visitado constantemente por estudantes, profissionais liberais e turistas, é também campo fértil para pesquisas de diversas ordens, como a do engenheiro e servidor público Marco Antônio das Graças Antunes, de 53 anos de idade e residente em Belo Horizonte, Minas Gerais.
O agora mestre em Geotecnia esteve em Paracatu em agosto do ano passado para levantar
todos os dados necessários à elaboração de sua dissertação intitulada “A Gestão de Riscos como Alternativa de Prevenção de Incêndios em Arquivo Públicos – Estudo de Caso”, cuja defesa foi apresentada à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em 25 de janeiro deste ano.
No rico trabalho acadêmico produzido por Antunes, são abordados os fatores que influenciam nos riscos e na prevenção de incêndios em instituições arquivísticas, e para tal ele utilizou como objeto de pesquisa os arquivos públicos das cidades mineiras de Ouro Preto, Formiga, Barbacena, Carangola, Campo Belo, Bonfim, Uberlândia e Paracatu.

ACESSE A FONTE: