No Ano Internacional dos Povos
Afrodescendentes, a Fundação Cultural Palmares (FCP) criou um selo para
celebrar a data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para
difundir o compromisso mundial de lutar contra o racismo e pela inserção de negros
e negras em todos os espaços de cidadania. Fruto de criação coletiva, a marca
será usada em documentos e peças promocionais da
instituição.
O selo comemorativo exprime o
compartilhamento de objetivos da Palmares e da Organização das Nações Unidas,
por meio da fusão de elementos de suas respectivas marcas. Ao abraçar a causa
dos povos da Diáspora Africana, a ONU abraça também as instituições que por ela
trabalham – o que o componente gráfico da marca criada pela Palmares procurou
traduzir, com o entrelaçamento das duas
simbologias.
DISCURSO GRÁFICO – O slogan do selo-exaltação segue a
tipologia da marca da Fundação, reforçando a referência à sua identidade visual
– um discurso gráfico que busca notabilizar, internacionalmente, sua nobre
missão, de proteger, valorizar e promover a cultura negra; uma forma de dizer
que “acreditamos e apoiamos a campanha da ONU”, como pontua o presidente da
Palmares, Eloi Ferreira de Araujo.
Quem quiser usar o selo comemorativo poderá baixá-lo
diretamente do portal da Fundação, onde estará publicado também um sucinto manual de aplicação. A
referência ao ano de 2011 foi propositalmente suprimida, uma vez que a intenção
é usar o símbolo mesmo após o prazo formal da campanha, cujos desdobramentos
ultrapassarão o período oficial das celebrações.