Curso gratuito de história enfocará a escravidão em Salvador no século XVIII

Pesquisadora abordará o valor do trabalho escravo na sociedade soteropolitana.


Com o tema: Entre o ‘serviço da casa’ e o ‘ganho’: escravidão em Salvador na primeira metade do século XVIII”, a próxima convidada do Curso Conversando com a sua História será a Professora Mestre Daniele Santos de Souza, que fará palestra gratuita, dia 24 de maio, às 17h, na Sala Kátia Mattoso da Biblioteca Pública do Estado (Barris).
Na aula, Daniele Santos apresentará sua pesquisa de Mestrado (UFBA, 2010), orientada pelo historiador João José Reis, sobre a escravidão negra-africana em Salvador na primeira metade do século XVIII, discutindo o trabalho escravo urbano e as formas de resistência e solidariedade tecidas por africanos, crioulos e mestiços. “A força de trabalho escrava é compreendida como instrumento privilegiado para se entender a sociedade colonial”, explica a historiadora, que atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/ IFBA.
Nos estudos da historiadora, os africanos e seus descendentes são analisados em suas relações com senhores, autoridades e com a comunidade escrava. Para tanto, ela pesquisou inventários post-mortem, ordens régias, posturas municipais, consultas ao Conselho Ultramarino, correspondências do governador geral, alvarás e provisões do Tribunal da Relação, bem como outras fontes, para traçar o perfil da mão de obra escrava empregada na Cidade da Bahia. “Esta pesquisa destaca ainda a análise das tensões, conflitos e negociações que cercavam o cotidiano do trabalho escravo na Salvador Setecentista, buscando perceber como a escravidão urbana na Capitania da Bahia articulava-se com o mundo Atlântico”, destaca.
Promovido desde 2002 pelo Centro de Memória, unidade da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, o curso Conversando com sua História oferece aulas gratuitas ministradas por diferentes historiadores e pesquisadores, ampliando olhares e perspectivas sobre aspectos relevantes da história da Bahia. Os participantes que tiverem 75% de freqüência receberão certificado e os interessados pode se inscrever, diariamente, das 9h às 17h, pelo telefone 3117- 6067 ou através do email: cmb.fpc@fpc.ba.gov.br.