CONTRATO EMERGENCIAL PARA SANAR PROBLEMAS NO APB




Foi firmado ontem em caráter emergencial, contrato para reparos nas instalações elétricas do Arquivo Público da Bahia. Mas os problemas ainda continuam, pois como já foi amplamente divulgado na imprensa, o atual prédio onde encontra-se o 2º mais importante Arquivo do Brasil, não comporta mais esse acervo. Problemas na estrutura do prédio prejudicam a preservação da documentação. Em entrevista ao Bahia Notícias o Professor Dr. Ubiratan de C. Araújo, diretor da FPC, esclarece esses problemas:

UC: A demanda pela construção de um novo arquivo é para já. O arquivo na Quinta do Tanque está congelado. Ele não aguenta mais, não tem mais espaço, não tem mais condições físicas de acompanhar o crescimento da documentação baiana, tanto pública quanto privada. Então, já está no momento em que nós estamos deixando de recolher a memória do estado, por conta da falta de espaço. Corremos o risco, pelas más condições de temperatura, de umidade, de perder a memória que nós já temos guardadas. É uma coisa que para nós é prioridade: resolver neste segundo mandato do governador Jaques Wagner (PT) a questão do arquivo público. A gente sabe que temos um mandato para resolver isso, são quatro anos, parece que é muito, mas não é. A gente tem que ter toda uma tarefa técnica, de definir prioridades, temos uma tarefa de buscar os recursos e temos a tarefa da construção. A construção de um prédio complexo, porque o arquivo é uma coisa complexa, além de todas as dificuldades burocráticas.
FONTE: http://sinarquivo.ning.com/profiles/blogs/triste-situacao-do-arquivo

 
CONTRATO
Fundação Pedro Calmon – Centro de Memória
e Arquivo Público da Bahia - FPC
Resumo de Contrato
Processo: 0609110001597
Contrato Emergencial nº 11/2011
Celebram: Fundação Pedro Calmon – Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia e a empresa Air Projetos de Instalação Ltda
Objeto: Prestação de serviços de requalificação da rede elétrica do Arquivo Público da Bahia.
27/05/2011 Diário Oficial: Bahia
www.egba.ba.gov.br/…/DO_frm0.html 1/2
Valor: R$ 11.000,00 (onze mil reais)
Dotação: Projeto- 13.392.157.3869 Elemento: 3.3.90.39Fonte: 00
Prazo: (50) Cinqüenta dias
Fundação Cultural