Mulheres Inesquecíveis

Biblioteca Nacional promove ciclo de palestras Mulheres Inesquecíveis
Ruth de Souza e Georgina dos Santos abrem os debates falando da condição da mulher no Brasil Colonial, dia 20 de julho, às 18h


A homenagem que a Fundação Biblioteca Nacional/MinC está fazendo às mulheres com a exposição Brasil Feminino vai ganhar mais um capítulo: a série de encontros Mulheres Inesquecíveis. Importantes ensaístas, pesquisadoras e artistas debatem a condição social feminina em cada um dos períodos históricos retratados pela exposição. Os encontros, que acontecem na Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, terão mediação da jornalista e crítica literária Claudia Nina.  
O ciclo de quatro palestras começa na quarta-feira (20/07) com a historiadora Georgina dos Santos e a atriz Ruth de Souza, com o tema A condição feminina no Brasil Colônia. Na quarta seguinte (27/07), será a vez das pesquisadoras Constância Lima Duarte e Edinha Diniz debaterem Arquivos de Mulheres e Mulheres Arquivadas do século XIX. Já o encontro de quinta-feira (04/08) vai contar com as palestras da antropóloga Mirian Goldenberg, do escritor Ruy Castro e com o depoimento da atriz Norma Bengell sobre Mulheres no alvorecer e anoitecer do século XX: Carmen Miranda, Pagu, Leila Diniz, Norma Bengell. Para fechar, na quinta (11/08), a escritora Cecília Prada e a presidente da Fundação Theatro Municipal e cineasta Carla Camurati vão debater a Mulher no século XXI – Condições de Emancipação. 
O ciclo de palestras Mulheres Inesquecíveis acontece no auditório Machado de Assis, da Biblioteca Nacional (Entrada pelo jardim da Rua México, s/n° – Centro). Os debates começam às 18h e a entrada é franca.  Brasil Feminino está no Espaço Cultura Elizeu Visconti, localizado no primeiro andar da Biblioteca Nacional. A entrada é franca e os horários de visitação são de terça a sexta, das 10 às 18h, e aos sábados, domingo e feriados, das 12 às 17h.

Mais informações acesse: