Arquivo Público amplia acesso a banco de dados sobre arquivos da Polícia Civil


O Arquivo Público do Estado acaba de colocar à disposição da população um banco de dados que irá facilitar a consulta a antigos arquivos do Departamento de Comunicação Social (DCS) da Polícia Civil do Estado de São Paulo. São dossiês produzidos pela Secretaria de Segurança Pública durante a investigação de movimentos sociais e líderes políticos já no período de redemocratização brasileira

A base de dados traz informações das 52.194 fichas remissivas — nominais ou temáticas — que foram produzidas pelo Departamento de Comunicação da Polícia entre os anos de 1983 e 1999. A base de dados está disponível apenas em acesso local, ou seja, nos terminais de consulta do Arquivo Público. A busca pode ser feita por palavra-chave ou período e, uma vez localizado o registro, o pesquisador terá acesso à própria imagem da ficha digitalizada. Para isso, foi utilizado um software de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), que reconhece caracteres a partir de um arquivo de imagem, transformando-os em texto editável.

O acervo do DCS foi aberto ao público em março do ano passado, através da Resolução CC-12. Com a assinatura desta resolução, o Arquivo Público pôde permitir o acesso da população a estes documentos até então inéditos Os interessados em consultar o banco de dados deverão fazer um cadastro prévio e assinar um termo próprio, através do qual assumem toda a responsabilidade pelo uso que farão das informações adquiridas nos documentos.

A documentação é composta por relatórios de eventos públicos — que incluem fotos feitas por policiais à paisana — e dossiês produzidos pela Polícia Civil de São Paulo, durante investigações, principalmente de movimentos sociais e líderes políticos. Mais informações sobre este acervo você encontra aqui.

Serviço

Os pesquisadores têm acesso ao acervo do Departamento de Comunicação Social da Polícia Civil no salão de consultas do Arquivo Público do Estado de São Paulo. O Setor de Consulta funciona de terça a sexta das 9 às 17 horas, sendo 16 horas o horário-limite para solicitação de material.

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 1.777 – Santana – São Paulo/SP (ao lado da estação Tietê de Metrô)

Informações pelo telefone: (11) 2089-8100