ACESSO AO CONHECIMENTO

O acesso a educação e ao conhecimento, aflige aqueles que tentam controlar a sociedade.

Tratando da importância do costume para formação da sociedade inglesa, Thompsom analisa na leitura de Bernard Mandeville, uma questão que é recorrente em nossa sociedade.

“Para que a sociedade seja feliz e o povo tranqüilo nas circunstancias mais adversas, é necessário que grande parte dele seja ignorante e pobre. O conhecimento não só amplia como multiplica nossos desejos [...] Portanto, o bem-estar e a felicidade de todo Estado ou Reino requerem que o conhecimento dos trabalhadores pobres fique confinado dentro dos limites de suas ocupações e jamais se estenda (em relação às coisas visíveis) além daquilo quê se relaciona com sua missão. Quanto mais um pastor, um arador ou qualquer outro camponês souber sobre o mundo e sobre o que é alheio ao seu trabalho e emprego, menos capaz será de suportar as fadigas e as dificuldades de sua vida com alegria e contentamento”.

Completa Thompsom: “Por isso, para Mandeville, o aprendizado da leitura, da escrita e da aritmética” “é muito pernicioso aos pobres”
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MANDEVILLE, Bernard. The fable of the bens (A fábula das abelhas). In: BIANCHI, Ana Maria. A pré-história da economia: de Maquiavel à Adam Smith. SP, Hucitec, 1988.
THOMPSON, E. P. Costumes em comum – estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998