Missa em homenagem ao professor Ubiratan Castro será realizada na manhã desta sexta-feira


Foto: Carol Garcia / SECOM

Uma missa em homenagem ao professor Ubiratan Castro de Araújo será realizada às 8h, desta sexta-feira (04), no Palácio da Aclamação (Campo Grande), local onde o corpo do historiador está sendo velado nesta tarde. A cerimônia será presidida pelo Pe. Lázaro Muniz e contará com a participação dos membros da Venerada Ordem do Rosário de Nossa Senhora dos Homens Pretos a Portas do Carmo, que tinha o professor Ubiratan como Irmão Professo. Às 10h desta sexta-feira, ocorre a cerimônia de cremação, no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas.
Líderes religiosos lembraram com pesar a relação do professor Ubiratan Castro com as religiões africanas. “Para nós da Acbantu, o professor Ubiratan foi como um padrinho. Ele foi um homem responsável, contribuiu muito com nossa religião que hoje perde um importante mentor que ajudou muito o povo de terreiro nas questões sociais”, disse Raimundo Komanaji, presidente da Associação Cultural de Preservação aoPatrimônio Bantu.
Para Cecília Soares - Doutora em História, autora de livros e yalorixá do Terreiro Maroketu, em Salvador - o professor mantinha uma relação muito forte com a religião africana: “Ele tinha carinho e um compromisso moral com nossa religião. Há muitos anos frequentava o terreiro com sua família. Esta afetividade e crença sempre serão lembradas, Bira sempre representou nossas comunidades e lutou pelo reconhecimento do nosso terreiro como patrimônio religioso.”
Ubirajara Santa Rosa, prior da Irmandade de Rosário dos Pretos, ressaltou a estreita relação que Ubiratan Castro mantinha com a irmandade: “Ele tinha zelo e carinho por nossa irmandade, durante o tempo que passou por aqui ele fez laços de amizade. Nessa missa que o homenageará, nós pretendemos transmitir a alegria que ele sempre gostou com tambores e atabaques. A comunidade negra sentirá muita falta do nosso mestre Ubiratan Castro.
Historiador, professor da UFBA e diretor da Fundação Pedro Calmon/SecultBa, Ubiratan Castro morreu aos 64 anos, na manhã desta quinta-feira (03), em decorrência de uma infecção que se agravou nos últimos dias. Ele era renal crônico e estava internado há cerca de dois meses no Hospital Espanhol, em Salvador.