DEFINIDAS INTERVENÇÕES EMERGENCIAIS NO ARQUIVO PÚBLICO DA BAHIA



Os secretários estaduais Rui Costa (Casa Civil) e Albino Rubim (Cultura) definiram nesta quinta-feira (10), com o superintendente do escritório regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), Carlos Amorim, os encaminhamentos necessários para dar agilidade às intervenções estruturantes no Arquivo Público do Estado da Bahia, em Salvador.
Durante visita ao Arquivo, foi acordada como primeira intervenção a ser realizada, a adequação do projeto de requalificação do sistema elétrico. “O projeto elétrico é o ponto prioritário, seguido da intervenção no telhado e forro do prédio”, disse o secretário Rui Costa.
Para as obras na parte elétrica estão sendo investidos R$ 843 mil em recursos estaduais. Já para o restauro do telhado, além da estabilização da estrutura física, o valor do investimento é de cerca de R$ 1,3 milhão, proveniente de empréstimo junto à Caixa Econômica. O encontro abordou ainda o projeto geral da parte física do empreendimento, além da interação com a vizinhança. 
A reunião contou com a presença da diretora do Arquivo Público da Bahia, Maria Teresa Matos, a chefe de gabinete da Fundação Pedro Calmon, Andrea Montenegro, o diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Frederico Mendonça, além de representante da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), responsável pelas obras.
O Arquivo Público é considerado, pelo Arquivo Nacional, a segunda mais importante instituição arquivística do país. O patrimônio documental custodiado ultrapassa os 25 quilômetros. Dois itens do seu acervo documental receberam registro como Memória do Mundo pela Unesco - o conjunto documental do ‘Tribunal da Relação do Estado do Brasil e da Bahia (1652-1822)’ e o conjunto documental ‘Registros de entrada de passageiros no porto de Salvador (Bahia): 1855-1964’. Esses títulos confirmam o valor excepcional do Arquivo para a memória nacional.