Site Brasil Republicano com textos digitalizados

Está no ar o site do Brasil Republicano, sob a coordenação do Prof. Jorge Ferreira da UFF. Nele encontra-se um link chamado “Oficinas da História” com artigos digitalizados já disponíveis em algumas revistas eletrônicas de História.

Alguns links da “oficina” mandam direto para o PDF do artigo, outros mandam para a página da revista. Interessante também visitar a “Linha do Tempo”, cada período em hiperlink manda para uma página com diversas referências sobre o período (artigos, dissertações, fotos, vídeos, e outras fontes em PDF).
ACESSE:  http://www.brasilrepublicano.com.br/

Segundo informações disponíveis no próprio site, a iniciativa objetiva fornecer aos professores de História de nível médio das redes pública e privada de ensino ferramentas teóricas e metodológicas para desenvolverem suas atividades em sala de aula. O site é patrocinado pela FAPERJ no programa Cientistas do Nosso Estado.

Aliás, outra dica interessante disponível em “Links” para os professores de História é a indicação do Portal do Professor, o portal tem outra penca de links úteis.
Desfrutem e divulguem!
Fonte: http://historiografianarede.wordpress.com/


O site Brasil Republicano reúne pesquisadores que desenvolvem o projeto “O Rio de Janeiro e a experiência democrática nas páginas dos jornais: ideologias, culturas políticas e conflitos sociais (1946-1964)”. Trata-se de um instrumento de trabalho, discussão e divulgação das pesquisas produzidas por doutores e doutorandos em História que integram o grupo e que atuam nas redes municipal, estadual e federal de ensino. (Veja Mais)