Olimpíada Nacional em História do Brasil

Terminam hoje, 11, as inscrições para a 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), organizada pelo Museu Exploratório de Ciências (MC), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Até o momento, cerca de vinte mil pessoas, em todos os estados brasileiros, já confirmaram a participação no evento.
Os interessados em participar da rara competição na área das ciências humanas, devem preencher o formulário disponível na página da competição até às 23h59 dessa quarta-feira.
A competição acontece de 19 de agosto a 24 de outubro em cinco fases on-line e uma presencial e é destinada a estudantes regularmente matriculados no oitavo e nono anos do Ensino Fundamental, demais séries do Ensino Médio e professores de história de todo o país. A taxa é de 15 reais para as equipes de escolas públicas e 35 reais para as equipes das escolas particulares.
Como em 2009, o MC custeará com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras, a vinda de uma equipe de cada estado brasileiro para participar da fase presencial. Após a final da Olimpíada, os professores responsáveis por essas equipes permanecerão na Unicamp para realizar capacitação de uma semana.
A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de participação. A escola receberá doação de livros para o acervo da biblioteca e a assinatura da Revista de História da Biblioteca Nacional por um ano.
Sobre
A 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. O evento é patrocinado pelo CNPq e tem o apoio da Revista de História da Biblioteca Nacional. A 1ª edição, realizada em 2009, inscreveu mais de 15 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial, realizada na Unicamp, nos dias 12 e 13 de dezembro.
A ONHB é concebida e elaborada por historiadores e professores de história do MC e da Unicamp. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.
 
Contato:
Camila Delmondes
Assessoria de Imprensa
(019) 3521 1729