MARY DEL PRIORE E RENATO VENANCIO LANÇAM ‘UMA BREVE HISTÓRIA DO BRASIL


Em linguagem acessível, livro oferece múltiplas informações sobre o passado de forma articulada e viva

Uma breve história do Brasil, lançamento da Editora Planeta para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, é uma parceria de Mary Del Priore e Renato Venancio. Nesta obra, os autores delineiam o panorama da história nacional, concentrando-se em expor temas indispensáveis para a compreensão de momentos formadores da história do Brasil.

Desde a chegada dos navios portugueses à então ilha de Vera Cruz até os dias atuais, a obra apresenta todos os elementos essenciais a um bom livro de história como riqueza de detalhes, curiosidades, referências bibliográficas e dados de pesquisas. O que diferencia Uma breve história do Brasil em relação aos demais livros de história é a habilidade dos autores de condensar as informações de maneira precisa, porém simples e acessível a qualquer público.
Sem ignorar as grandes estruturas econômicas, políticas e sociais, os autores dão vida aos povos que também participaram ativamente do passado. Para isso, desvendam o cotidiano de brancos, negros e índios, mostrando seus hábitos mais corriqueiros como, por exemplo, o que comiam, como se vestiam, em que deuses acreditavam, o que temiam e do que gostavam.

Os autores revelam, por exemplo, que é herança dos portugueses o costume de pendurar a imagem de Santo Antonio de ponta cabeça para arrumar um marido, e que os senhores de engenho, apesar de ricos, alimentavam-se mal e sofriam de muitas doenças estomacais atribuídas aos “maus ares” dos trópicos.
Tais curiosidades transportam o leitor para um micro universo em que é possível entender as experiências, expectativas, vitórias e derrotas dos antepassados.

O livro percorre os passos da história nacional da Colônia ao Império, da República Velha aos Anos de Chumbo e à democracia, chegando ao momento contemporâneo.

Reconhecida por transformar fatos históricos em deliciosas crônicas, Mary Del Priore, em parceria com Renato Venancio, deixa claro neste livro sua preocupação com a formação de leigos, que, na opinião dos historiadores, quando bem informados, passam a compreender melhor a realidade em que se vive.

Sobre os autores
Mary del Priore, ex-professora de história da USP e da PUC/RJ, pós-doutorada na École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, tem 28 livros de história publicados e é vencedora de vários prêmios literários nacionais e internacionais, como Jabuti, Casa Grande & Senzala, APCA, Ars Latina, entre outros. Colabora para jornais e revistas, científicos e não científicos, nacionais e estrangeiros, e mantém uma coluna no jornal O Estado de S. Paulo. É sócia honorária do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e do PEN Club do Brasil. Atualmente, leciona na pós-graduação de história da Universidade Salgado de Oliveira.

Renato Venancio é doutor pela Universidade de Paris IV/Sorbonne, pesquisador do CNPq e professor do Departamento de Organização e Tratamento da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além de artigos em revistas especializadas, escreveu também três livros, sendo o mais recente Uma história da vida rural no Brasil.

Uma breve história do Brasil
Mary Del Priori e Renato Venancio
NÃO-FICÇÃO/ HISTÓRIA
16 x23 cm, 336 pp. | R$ 39,90