Seminário vai discutir proteção para povos tradicionais


Taata Konmannanjy preside a Acbantu, organizadora do encontro. 
Foto: Henrique Coelho| Divulgação

Na próxima segunda-feira, das 9 às 17 horas, o Ilê Iyá Omin Asé Iyá Massê, mais conhecido como Terreiro do Gantois, vai sediar o seminário Povos de Terreiros; Diversidade Étnica na Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O seminário é organizado pela Acbantu, com o apoio do Gantois, Povos de Terreiros do Estado da Bahia, Rede Kôdya, Rede de Educação Cidadã, Ipac, Fundação Pedro Calmon e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza.
A Convenção 169 da OIT foi assinada pelo Brasil em julho de 2003 após 11 anos de tramitação no Congresso Nacional. Ela defende, internacionalmente, os direitos dos povos tradicionais como sociedades permanentes e com direitos a que os Estados reconheçam sua diversidade cultural e étnica, além de oferecer-lhe proteção e incentivá-los a estabelecer suas prioridades de desenvolvimento.
A Acbantu é membro titular da Comisão Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT) e vem atuando nesste espaço para a inserção dos povos de terreiros como povos tradicionais, além de participar da elaboração e implantação de políticas públicas que promovam seu desenvolvimento social e respeitem a sua identidade.

O seminário terá três painéis. O primeiro será das 9 às 12h30 e terá como tema as especificidades étnicas de várias comunidades. Das 14 às 16 horas, representantes de governo irão falar sobre políticas públicas para a inserção dos povos de terreiros.  O terceiro painel será das 16h20 às 17 horas e fará a sistematização das conclusões do seminário.
Para mais informações tem o telefone da Acbantu (3321-5135). Para acessar o site da instituição é só clicar aqui.
 
Data: 09 de Agosto de 2010, das 9h00 às 17h00
Local: Ilê Iyá Omin Asé Iyá Massê – Terreiro do Gantois – Federação – Salvador - Bahia.
Realização: Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu – ACBANTU
Apoio: Terreiro do Gantois, Povos de Terreiro do Estado da Bahia, Rede KÔDYA, Rede de Educação Cidadã, IPAC, Fundação Pedro Calmon, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza.