Inquisição de Lisboa on-line já disponível


O projecto Inquisição de Lisboa on-line, em curso no Arquivo Nacional da Torre do Tombo desde finais de Julho de 2007 e tornado possível pelo mecenato da REN - Redes Energéticas Nacionais SGP, S.A., está finalmente acessível ao público através da Internet.
O trabalho foi desenvolvido em várias vertentes, desde o imprescindível tratamento e descrição arquivística, passando pela intervenção curativa de alguma documentação, até à digitalização dos processos e dos livros da Inquisição de Lisboa, permitindo o acesso remoto e gratuito a uma vastíssima quantidade de documentos.
Pode consultar os quase 18.000 registos de descrição de processos e documentação dispersa, e ver algumas das imagens associadas, estando também disponíveis as diversas séries de livros, como os Cadernos do promotor, Nefandos ou de Denúncias, entre muitos outros.
Decorreu no passado dia 12 de Novembro de 2009, o workshop A Inquisição de Lisboa na nova plataforma digital: acesso e disponibilizaçã o, onde foram apresentadas diversas comunicações que ilustraram o decurso do projecto.

http://antt. dgarq.gov. pt/noticias/ inquisicao- de-lisboa- on-line-ja- disponivel/