CDM NA INTERNT

O Centro de Documentação e Memória da Fundação Maurício Grabóis chega à internet com o objetivo de democratizar o acesso a uma documentação pouco conhecida pelo público, vestígios das atividades e das lutas travadas pelos comunistas brasileiros ao longo de oito décadas.

Hoje o Partido Comunista do Brasil vive um momento privilegiado. Possui uma expressiva participação institucional, com uma expressiva bancada parlamentar no congresso, assembléias legislativas e câmara municipais. Possui prefeitos, secretários e até ministro de Estado. Principalmente, o PCdoB dirige e influencia importantes entidades de massa: estudantis, sindicais e comunitárias. É força destacada no movimento negro, de juventude e de mulheres.

Mas, nem sempre foi assim. Inúmeras vezes, as forças conservadoras anunciaram sua extinção. Isso aconteceu durante o Estado Novo e na Ditadura Militar. No auge do neoliberalismo, também, muitos foram aqueles que anunciaram sua morte. Mas, teimosamente, os comunistas insistem em ressurgir das cinzas.

Nesse período, a maior parte vivido na clandestinidade, o Partido Comunista e seus militantes produziram imensa coleção de documentos. Neles estão registrados suas opiniões sobre os principais acontecimentos, suas propostas, seus programas e atividades visando transformar a realidade. Através desses documentos podemos acompanhar a própria história do Brasil e do mundo no século 20.
***

A partir de hoje, começaremos a disponibilizar aos militantes e pesquisadores parte do rico material que, atualmente, está alocado nos arquivos do CDM. Iniciamos divulgando uma coleção de A Classe Operária entre os anos 1972 e 1976
. Período marcado pela dura repressão aos militantes do PCdoB, iniciada após a eclosão da luta armada no Araguaia. Iniciamos a publicação dos principais documentos produzidos pelo Partido Comunista do Brasil desde a sua fundação em março de 1922.

Em breve, esperamos colocar na pagina do CDM a coleção da Tribuna da Luta Operária
(1979-1986) e d’A Classe Operária (1967-1979) além  da revista Problemas – principal órgão teórico do partido nas décadas de 1940 e 1950. Nessa edição já estão dispojníveis alguns exemplares da Tribuna Operária e o primeiro número da revista Problemas Visando ajudar os pesquisadores e militantes que se interessam em estudar a história do PCdoB criamos a sessão “O que se deve ler para conhecer o PC do Brasil”, dirigida pelo veterano dirigente comunista Dynéas Aguiar. Ela trará um roteiro pesquisa que articula módulos temáticos com uma bibliografia básica.

Publicaremos artigos autorais tratando da história dos comunistas brasileiros, entrevistas com antigos militantes e com pesquisadores tratando do tema, resenhas de livros, comentários de filmes etc. Será montado um banco de imagens com os principais momentos da vida partidária. Os internautas terão acesso a fotos e vídeos raros, como o do primeiro programa televisivo do PCdoB (1986).

Por fim, através da página, o visitante poderá consultar a biblioteca do CDM que está sendo montada e será voltada, especificamente, para a história do movimento comunista internacional e nacional.
Tenha uma ótima navegação!
 
Nosso acervo

Atualmente temos uma coleção d’A Classe Operária, especialmente desde 1967, e um arquivo em meio digital desse jornal de 1962 a 1964, os primeiros anos do Partido reorganizado. Possuímos a coleção completa da revista Princípios, do jornal Tribuna da Luta Operária. Do período anterior a reorganização, temos a coleção da revista Problemas. Nessas publicações podemos encontrar os principais documentos que regeram a vida do Partido.

Possuímos uma biblioteca que vem se especializando em publicações que tratam da historia do PC do Brasil e da esquerda em geral. Ela está aberta para consulta de militantes e pesquisadores, a condição é que a visita seja agendada com antecedência. Para os interessados na história dos comunistas brasileiros está sendo constituído um guia de fontes (O que se deve ler para conhecer o PC do Brasil)
A partir de milhares de fotos que estão armazenadas nos arquivos do CDM construiremos álbuns temáticos que ilustrarão as lutas dos comunistas brasileiros. Acervo em grande medida único, já que foi herdado dos acervos dos jornais A Classe Operária e Tribuna da Luta Operária desde o início da década de 1980. As fotos do período anterior foram destruídas nos atentados terroristas contra a sede da nossa imprensa ou roubadas pelos órgãos de repressão, como aconteceu em 1984.

Uma das principais atividades do CDM será o resgate da memória partidária. Para isso estamos coletando depoimentos de antigos militantes partidários. Esse material, em breve, estará sendo disponibilizado ao público e parte dele irá para a página do CDM.

Apesar de toda essa riqueza, parte dos documentos produzidos nessa trajetória de 88 anos, ainda nos é desconhecida. Muitos foram destruídos pelos próprios militantes, obrigados a viver na clandestinidade; outros foram roubados pela polícia nos vários momentos de repressão que atravessou a nossa pátria. Por fim, vários documentos foram perdidos pela falta de uma cultura de preservação da memória. Dessa forma, há hiatos em nosso acervo e o nosso desafio é preencher ao máximo as lacunas existentes, garimpando os acervos pessoais e os arquivos públicos de todo país.

O que queremos expor dessa trajetória é o exemplo de luta daqueles que procuraram resistir às intempéries da vida política brasileira e que, até, deram suas vidas por um país melhor e mais justo para seu povo. Aqueles que não deixaram cair de suas mãos as bandeiras da democracia, da soberania nacional e do socialismo. Homens e mulheres anônimos que, tijolo a tijolo, com suar e sangue, construíram esse magnífico edifício chamado Partido Comunista do Brasil.

ACESSE:
http://fmauriciograbois.org.br/portal/cdm/revistas.php?id_sessao=51
A Equipe do CDMcdm@fmauriciograbois.org.br