DO ENTRUDO AO CARNAVAL



JORNAL DA BAHIA – Quinta-feira, 14 de fevereiro de 1861.
O JOGO DO ENTRUDO – Continuou na terça-feira a tarde o entrudo, ainda com mais força do que nos dois primeiros dias, e de modo mais selvagem e brutal, mesmo em presença das patrulhas!
Por todo o interior da cidade apareceram senas mais ou menos desagradáveis, provocadas pelo capricho imprudente de quem das janelas atirava água sobre quem passava pelas ruas; mas parece que nenhum desses acontecimentos chegou ao conhecimento da Polícia...
Desde o trapiche Gomes até a Calçada houve constantemente água em quantidade, e o que mais se estranhou foi o furor verdadeiramente bélico com que da casa nº 83 á Rua do Coqueiro d’Água de Meninos se atirava não só água, mas também almofadas molhadas e sacos de areia molhada sobre os viandantes, que fatigados se retiravam de seus trabalhos para suas habitações! Essa casa é habitada por um alferes de cavalaria, e tinha as janelas cheias de homens e mulheres, armados todos de cuias com água, e fazendo grande vozeria, e dando pateadas com repugnante acompanhamento de palavras ultrajantes e indecentes! Certamente dessa não deram parte as patrulhas de cavalaria, que a cada momento por ali se cruzavam. Pois haviam de denunciar de um seu superior!
Entretanto, o honrado senhor comandante do corpo de cavalaria não há de deixar de concordar que o exemplo não é dos mais moralizadores. A autoridade competente proíbe legalmente por meio de editais, que se jogue o entrudo; estabelece penas: para observância dessa proibição espalham-se pelas ruas patrulhas de cavalaria, e confiado nisso sem duvida, um oficial de cavalaria, abusando dos seus galões transgride as ordens publicadas, e incutindo a relaxação e desobediência nos seus subordinados, promove desordens fazendo justamente aquilo que está proibido, e fazendo-o com excessos inqualificáveis, ou ao menos permitindo que assim o fizessem de sua casa!
É caso novo; é carnaval!        
FONTE: JORNAL DA BAHIA – Quarta-feira, 14 de fevereiro de 1861.
Biblioteca Pública do Estado da Bahia 
Setor de Jornais e Revistas Raras