CURSO: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL



Salvador, fevereiro de 2013.

À Direção

Prezado (a) Educador (a),

O Museu Eugênio Teixeira Leal/ Memorial do Banco Econômico ao longo da sua trajetória tem o desafio de pensar em novas estratégias de apresentação ao público, propondo alternativas para troca e construção do conhecimento.

Dentro das programações realizadas nesta Instituição, destacamos o Programa Museu Escola criado em 1988, com objetivo de ampliar o processo de aprendizagem e ensino fora do ambiente escolar, de forma a despertar a consciência crítica e a responsabilidade para preservação do patrimônio, atendendo Escolas da Rede Pública e Privada de Salvador, Região Metropolitana e Interior do Estado da Bahia.

Consciente de que os objetivos educacionais são exigências indispensáveis para o trabalho docente e que, requer posicionamento ativo do professor no desenvolvimento das atividades nas aulas de campo, criamos o projeto Educação Patrimonial: o bem cultural como ferramenta para educação e cidadania, a ser realizado nesta Instituição no dia 26 de julho, onde estaremos realizando o I Curso sobre Educação Patrimonial deste Museu/Memorial direcionado para profissionais e interessados na área da Educação.

O mesmo será apresentado em quatro módulos, onde serão mencionados temas específicos, ministrados por profissionais desta Instituição, abordando assuntos pertinentes à Educação Patrimonial, Montagem de Exposição e Ações Educativas.

Para maiores esclarecimentos, os interessados poderão entrar em contato através dos telefones: (71)3321-8023/8308 ou pelos e-mail museueugenioeducativo@gmail.com, a inscrição é gratuita e será fornecido certificado. Segue em anexo, a programação completa.

Segue em anexo a programação, desde já agradecemos a atenção e ficaremos no aguardo do contato para inscrições.

Atenciosamente.

Eliene Dourado Bina                                            
Diretora Executiva do Museu                                        
Eugênio Teixeira Leal /                                       
Memorial do Banco Econômico                        

Programação
Dia 26.07.2013

Matutino

08:00 / 8:30 - Credenciamento

08:30/09:00 – Abertura / O Museu Eugênio Teixeira Leal e sua contribuição para a sociedade baiana.

9:00 / 10:00 - Módulo 1

Educação Patrimonial – Palestra sobre Identidade Cultural e Patrimonial, mostrando conceitos e práticas sobre o Patrimônio Material e Imaterial.

Facilitadora: Professora Doutoranda pela Universidade de Porto e Diretora Executiva do METL - Eliene Bina.

10:00 / 10:20 - Coffee Break

10:20 / 11:20 – Visita ao Museu

Visita orientada: conhecendo a história e a coleção do Museu Eugênio Teixeira Leal.

Facilitadora: Fernanda da Cruz Santos, estudante de Pedagogia da Universidade Cairu, estagiária do Setor Educativo do Museu Eugênio Teixeira Leal.

11:20 / 12:00 – Módulo 2

Expondo o Passado no Presente – Palestra sobre desenvolvimento de montagem de Exposição - seguida de uma mine exposição sobre o nosso dinheiro.

Facilitadora: Cheryl Braga S. Sobral, Museóloga, Chefe do Setor de Museografia e Supervisora do Museu Eugênio Teixeira Leal.

12:20 – Pausa para almoço

Vespertino

13:30 / 14:30 - Módulo 3 –

Educação Formal e Não-formal e suas relações: o que é Ação Cultural e Educativa nos museus?

Facilitadora: Palestrante convidada

14:30 / 15:30 - Compartilhando experiências desenvolvidas por educadores – espaço dedicado para participação dos educadores que desejarem relatar suas experiências acerca da valorização do patrimônio.

15:30 / 15:50 - Coffee Break

15:50 / 16:50 – Módulo 4

Biblioteca Inocêncio Calmon e suas experiências sócio-educativas: projeto Inclusão Digital e Varal Cultural.

Facilitadora: Alizete Neves, Bibliotecária, Chefe do Departamento da Biblioteca Inocêncio Calmon.

16:50 / 17:20 – Debate

17:20 / 17:30 – Considerações Finais e Encerramento.