BIBLIOTECA DIGITAL DEL PATRIMÔNIO



A Biblioteca Digital do Patrimônio Ibero americano (BDPI) é um projeto da Associação de Bibliotecas Nacionais da Ibero-América (ABINIA) que tem como objetivo a criação de um portal que permita a consulta unificada para acesso aos recursos digitais de todas as Bibliotecas participantes.
Com este portal, a ABINIA visa divulgar o patrimônio bibliográfico de cada uma das Bibliotecas envolvidas no projeto, e facilitar o acesso ao maior número possível de cidadãos. Da mesma forma, a BDPI almeja tornar-se um exemplo internacional de cooperação ibero-americana.
Este portal também pretende incentivar todas as bibliotecas participantes da ABINIA a promoverem a digitalização das suas coleções, bem como a automação e padronização de seus catálogos, adaptando-os aos padrões internacionais de descrição e intercâmbio que facilitem a interoperabilidade necessária para o desenvolvimento do projeto.
Até o momento, o design e a criação do site ficou a cargo da Biblioteca Nacional de Espanha (BNE), que realizou este desenvolvimento informando a ABINIA sobre cada uma de suas etapas.
O portal integra descrições bibliográficas dos objetos digitais que cada biblioteca participante detém em suas coleções, tendo sido adotado no momento o padrão Dublin Core de metadados. Para isso, as bibliotecas submetem um conjunto mínimo de dados bibliográficos, que são indexados e armazenados em um servidor na sede do BNE. As consultas são realizadas sobre esses dados armazenados, mas os objetos digitais são sempre exibidos no ambiente da biblioteca que os submeteu, isso porque, a BDPI não armazena objetos digitais, apenas as descrições bibliográficas (metadados). O conteúdo dos registros bibliográficos assim como a gestão dos objectos digitais são de inteira responsabilidade de cada uma das bibliotecas participantes do projeto.