Semana Fluminense do Patrimônio


A Semana Fluminense do Patrimônio será realizada entre os dias 13 e 21 de agosto de 2011. O evento é organizado por diversas instituições científicas e culturais do Estado do Rio de Janeiro e tem como objetivo promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense, ampliando o conhecimento da população sobre o seu patrimônio em suas diversas formas de expressão.

A iniciativa promoverá a troca de experiências e conhecimento sobre os diferentes acervos preservados, a criação de perspectivas para uma política integrada de preservação do patrimônio cultural e científico fluminense, despertando a sua valorização junto a sociedade.

Através de simpósios, seminários e mesas-redondas, a Semana Fluminense do Patrimônio pretende ampliar o conhecimento das população fluminense sobre o patrimônio de cada município, fortalecendo sua memória, identidade e auto-estima. A programação visa contribuir para a preservação dos acervos históricos e artísticos por meio da conscientização dos cidadãos, cooperando para a valorização do respeito à diversidade ambiental, cultural, social, étnica e religiosa do Estado.
Todas as atividades da Semana serão programadas para abordar o estado geral da arte da preservação do patrimônio cultural Fluminense, contemplando acervos documentais, iconográficos, bibliográficos, audiovisuais, edificados, ambientais e culturais.

Outro objetivo da Semana é favorecer o estreitamento da cooperação entre as instituições participantes, o que vai possibilitar uma discussão mais ampla sobre o tema do patrimônio, além de despertar a importância da preservação dos bens do Estado para que possam integrar a vida das gerações futuras.
A Comissão Organizadora do evento é constituída pelas seguintes instituições: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj), Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Fundação Casa de Rui Barbosa, Museu do Meio Ambiente/Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac/Sec.de Cultura do Estado de Rio de Janeiro), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), Museu Nacional (MN/UFRJ).

ACESSE: