80 ANOS DA REVOLUÇÃO DE 1930



Tema amplamente estudado na literatura das ciências sociais e história, a Revolução de 1930 permanece como objeto de interesse e controvérsia não apenas no mundo acadêmico, mas também na sociedade brasileira. Apenas para se ter uma idéia da magnitude do fenômeno, cumpre destacar que as mudanças políticas, sociais e econômicas que tiveram lugar na sociedade brasileira no pós-1930 fizeram com que esse movimento revolucionário fosse considerado o marco inicial da Era Vargas.
Contudo, numerosos debates que foram travados nesses últimos anos ainda não se comunicam de forma global com outros campos de pesquisa relacionados ao tema da Revolução de 1930. Da mesma forma, o rico manancial de pesquisas desenvolvidas em contextos acadêmicos diversos do brasileiro não tem tido circulação proporcional ao impacto que poderia exercer sobre as universidades e o mercado editorial do país.
Assim, o portal comemorativo dos “80 anos da Revolução de 1930” propõe-se fazer um balanço sobre os legados desse movimento. Apresentando a produção e o acervo do CPDOC sobre o tema e, ainda, a entrevista inédita com Boris Fausto, o portal procura proporcionar ao público, se não novas abordagens, pelo menos, novas fontes sobre o tema.