Mesa-Redonda e lançamento do livro "Imagens da Clausura na Ditadura de 1964"

 (Click na imagem para ampliá-la)

Este livro reúne reflexões dos autores - professores, quase todos alunos e ex-alunos da UniRio - sobre a experiência da clausura vivenciada durante a ditadura militar (1964 - 1985) por ex-militantes políticos que lutaram, nesse período, em busca de seus ideais. Essa luta se refere tanto à resistência nas prisões (formação de coletivos, greves de fome etc.) onde ocorriam as torturas, nas redações da grande imprensa e no espaço religioso, mas também inclui ações de advogados que defenderam presos políticos, bem como a experiência do exílio e, mais recentemente, a busca por direitos facultados pela Lei da Anistia e ainda não concedidos.

A publicação de Imagens da Clausura é bastante oportuna, considerando-se a luta que vem sendo travada nas últimas décadas para que a sociedade brasileira tome conhecimento destes acontecimentos, ainda hoje não inscritos na memória social nem na história recente do país. Entidades da sociedade civil continuam, até hoje, em busca de informações sobre mortos e desaparecidos políticos. O direito à memória e à verdade persiste diante do silêncio de muitas décadas e da abertura ainda parcial e restrita dos arquivos que guardam verdades, meias-verdades e mentiras sobre os episódios que marcaram a vida de tantas pessoas.

Sob a coordenação da Profa. Dra. Icléia Thiesen, a coletânea reflete o cruzamento de olhares da Ciência da Informação, da Memória Social e da História. Os textos aqui reunidos podem contribuir para que os fatos e as representações da Ditadura não desapareçam da memória coletiva e que saiam da zona cinzenta para melhor afrontar o presente e construir o futuro. 

ACESSE: